AO VIVO
Fechar
© 2021 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Fenômeno ‘lestada’ causa estragos em SC e Defesa Civil estende alerta de temporais

Fortes chuvas estão previstas entre a noite desta quarta (13) e a manhã de quinta-feira (14); há riscos de deslizamentos no Estado.

Por Rádio Progresso
Postado em 13 de outubro de 2021 às 14:00.00

As chuvas persistentes dos últimos três dias na Grande Florianópolis e no Litoral Norte são resultados do fenômeno conhecido na Ilha de Santa Catarina como “lestada”, afirma a meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues.

A “lestada” é uma circulação marítima caracterizada por um intenso fluxo de umidade transportado do mar para as áreas do litoral catarinense. Segundo a meteorologista, o fluxo de vento interage com o relevo e traz altos volumes de chuva em áreas localizadas.

“Conforme a direção de vento predominante, a chuva mais intensa ocorre principalmente em municípios da Grande Florianópolis, como Palhoça, ou da região de Camboriú, ou Joinville”, explica.

A Grande Florianópolis registrou o volume de chuvas esperado para todo o mês de outubro em apenas dois dias, com mais de 200 mm entre domingo (10) e terça-feira (12), segundo a Epagri/Ciram. Conforme o Atlas Climatológico de Santa Catarina, costuma chover entre 130 a 150 mm na região.

Em 48 horas, choveu 237 mm em Santo Amaro da Imperatriz, 216 mm em Palhoça e 175 em Garopaba, aponta o monitoramento de chuvas da Defesa Civil.

Defesa Civil alerta para novos temporais

A Defesa Civil do Estado alerta para novos temporais entre a noite desta quarta (13) e a manhã de quinta-feira (14). Há risco de deslizamentos, principalmente, entre a Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

Uma área alongada de baixa pressão sobre o Oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, aliada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica, causam chuva de moderada a forte intensidade. Há risco de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos.

A chuva inicia pelo Oeste catarinense e se desloca para Leste no decorrer da madrugada e início da manhã de quinta. Assim, na área em amarelo do mapa abaixo, o risco é moderado para ocorrências, enquanto área verde é baixo, segundo o órgão estadual.

Veja até quando que a chuva permanece no Estado

Nesta quinta-feira a chuva deve continuar na Grande Florianópolis e no Litoral Norte. Na sexta-feira (15) e fim semana, os temporais seguem em todo o Estado, causados por uma frente fria e o predomínio de baixa pressão.

Ainda na próxima semana, entre segunda (18) e terça-feira (19), não será possível deixar o guada-chuva em casa. As pancadas voltarão do Planalto ao Litoral, devido à circulação marítima, diz Rodrigues. O tempo deve melhorar apenas na quarta-feira (20).

Fotos:
Fonte: ND+