AO VIVO
Fechar
© 2021 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Defesa Civil confirma passagem de tornado por cidade do Oeste de SC

Fenômeno climático passou pelo interior do município na noite desta segunda-feira (13) e causou estragos pontuais

Por Rádio Progresso
Postado em 14 de setembro de 2021 às 16:30.00

Tornado causou danos em uma casa no interior do município. Foto: Piter Scheuer

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a passagem de um tornado pelo município de Guatambu, na região Oeste de Santa Catarina, na noite desta segunda-feira (13). O fenômeno climático passou pelo município próximo das 23h e causou estragos pontuais.

Nas imagens de radar meteorológico, a Defesa Civil informou que identificou o deslocamento de uma supercélula, com características tornádicas, entre às 22h50min e 23h15min, sobre o município de Guatambu e vizinhanças.

“Em sua assinatura, a célula apresenta um gancho, notado no campo de refletividade, bem como uma rotação, indicada pela pela presença de mesociclones no produto de Indicativo de Tempestade Severa (SWI) do radar meteorológico de Chapecó”, destacou a Defesa Civil em nota.

Nas imagens do satélite GOES-16 também foi possível verificar a presença de núcleos convectivos associados a tempo severo.

O meteorologista Piter Scheuer acredita que um tornado de categoria F0 — pequena proporção — atingiu o interior do município. “Foi um tornado bem isolado, pontual, que atingiu parte de uma casa e deixou apenas danos materiais”, disse o especialista. Scheuer esteve no local no começo da manhã, coletou dados e enviou à Defesa Civil Municipal.

O morador que teve a casa destelhada conta que tudo aconteceu muito rápido. “Acordei com um barulho muito alto, até estranhei e abri a janela. Mas logo virou o vento e um apareceu redomoinho que parecia que ia levantar a casa do chão”, disse ao meteorologista.

Tempestades em Santa Catarina

Segundo a Defesa Civil, a passagem de uma frente fria, combinada com o escoamento de umidade e presença de instabilidade provocaram tempestades severas no estado de Santa Catarina.

Até o momento foram relatados eventos de granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento e ocorrências como alagamentos e destelhamentos, principalmente nas regiões Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste.

Os municípios mais afetados durante a noite e madrugada foram Itá, Concórdia, Joaçaba, Chapecó e Guatambu, onde foram registradas intensas rajadas de vento que ocasionaram imóveis destelhados, queda de árvores e falta de energia elétrica em vários municípios.

Fotos:
Fonte: ND+