AO VIVO
Fechar
© 2021 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Destaque Empresarial: Com mais de 16 anos de atendimento em Descanso, Stacar Auto Center segue investindo em inovação

Do sonho de ter um Kadett, ao iniciar seu próprio negócio, conheça a história do empresário descansense Clausion Cezar Stasiak.

Por Rádio Progresso
Postado em 12 de setembro de 2021 às 08:17.43
Ouça:
Ouça o programa na íntegra.

O Proprietário do estabelecimento e nosso entrevistado, Clausion Cezar Stasiak. Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.

No Programa Destaque Empresarial edição deste sábado (11) conversamos com o proprietário da Stacar Auto Center, Clausion Cezar Stasiak. Durante nossa programação tradicional de sábados recordamos junto com o empreendedor como foi o início dos trabalhos da empresa no ano de 2005, e também enaltecemos as novidades agregadas neste ano ao estabelecimento.

Filho de Germano Stasiak e Maria Helena Stasiak, Clausion nasceu no dia 26 de janeiro de 1976 em Descanso (SC), e é o mais velho dos três filhos do casal. Conforme ele, inicialmente quando seus pais vieram do Rio Grande do Sul, trabalharam com a agricultura, mais tarde a família veio para o centro da cidade de Descanso e montaram uma marcenaria, passando a tirar dali seu sustento. “Assim como a maioria daqueles que vieram do Rio Grande do Sul para o Oeste Catarinense, meus pais trabalharam com a agricultura, depois de casados montaram a Stasiak e Cia Ltda que na verdade era uma marcenaria, e passaram a trabalhar com isso”.

Conforme Clausion a empresa produzia móveis e aberturas em madeira, e tal profissão foi executada por ele até os 28 anos. “Na marcenaria eram produzidos os mais diversos tipos de móveis e aberturas em madeira. Eu trabalhei no local com meu pai dos 14 aos 28 anos”.

Mesmo trabalhando desde muito jovem, Clausion sempre frequentou a escola em Descanso, concluindo o ensino médio e o curso Técnico em Administração no CNEC. Anos mais tarde iniciou o curso de administração na UNOESC, mas não chegou a concluí-lo. 

Em 1998, com 22 anos, Clausion teve a oportunidade de ir para São Caetano (SP) trabalhar na churrascaria “Grill 2000”, como na época a proposta salarial foi muito boa e Clausion já tinha um grande objetivo a realizar, que era comprar seu primeiro carro, imediatamente ele seguiu este ensejo. “Na época eu tinha 22 anos e queria muito comprar um carro, acabei indo para São Paulo e em menos de um ano consegui juntar o dinheiro para isso. Comprei o carro e voltei para Descanso”.

De acordo com ele, sua trajetória na churrascaria iniciou na cozinha, como Clausion nunca gostou muito deste departamento, com uma dose extra de esforço, pouco tempo depois ele passou a trabalhar como manobrista. “Comecei trabalhando na cozinha, em menos de uma semana conversei com o gerente da casa e falei que não era isso que gostaria de fazer. A partir disso acabei indo trabalhar como recepcionista da churrascaria, mas na verdade o que eu queria mesmo era trabalhar como manobrista. Foi então que propus ao gerente, que na minha folga aprenderia com os manobristas como o estacionamento do restaurante funcionava, e ele aceitou. Foi assim por um período de tempo, cumpria meu compromisso na recepção e nos meus dias de folga observava como os manobristas faziam. Deste modo, um certo dia um dos manobristas acabou saindo e eu assumi a vaga que almejava”.

Foi assim que Clausion juntou o valor necessário para comprar um Kadett ano 1993, e com sua aquisição tão sonhada, retornou para Descanso.

Em 1999 voltou a trabalhar com o seu pai na marcenaria, e em 2003, cerca de quatro anos após, voltou para São Caetano (SP) e passou a trabalhar novamente na churrascaria “Grill 2000” permanecendo no local até 2005. “Voltei para São Paulo e segui trabalhando como manobrista, juntei novamente uma quantia em dinheiro e retornei novamente para Descanso com o intuito de iniciar um negócio próprio”.

Ao retornar novamente para Descanso, Clausion e seu primo Adriano Carvalho compraram a borracharia anexa a Iki Automóveis, do Sr. Noredi Luiz Nardi (Iki), e deste modo iniciaram seu empreendimento em anexo a garagem de automóveis na avenida Santa Helena, em frente ao Posto Charrua.

Foi deste modo, que no dia 11 de fevereiro de 2005 nasceu a “Stacar Pneus”, hoje Stacar Auto Center. “Este nome Stacar vem da junção dos nossos sobrenomes, unimos o “Sta” do Stasiak e o “Car” do Carvalho e assim batizamos a empresa de Stacar, conhecida até os dias atuais”.

Conforme o empreendedor os primeiros anos de trabalho da empresa foram árduos, pois antigamente havia uma disparidade muito grande neste segmento, uma vez que não havia a mesma intensidade de fiscalização que atualmente existe para a importação de pneus. “No começo do nosso trabalho sofremos bastante com a “concorrência desleal”, pois os pneus no Brasil eram muito mais caros que na Argentina. Como ficamos próximos da fronteira, muita gente buscava os pneus nos país vizinho e no máximo traziam para nós montarmos. Com o passar do tempo as coisas foram mudando”. Relata.

Em 2009, Clausion comprou a parte de seu sócio, e inclusive neste ano construiu sua própria loja, onde está localizada até os dias atuais na SC 163 na saída para Linha Campinas em Descanso.

Iniciada com apenas 96m², dezesseis anos após o começo do seu trabalho, a Stacar segue inovando. Atualmente com 320m² de estrutura física a empresa agregou, neste ano, algumas novidades aos seus clientes. Conforme Clausion a partir de agora a empresa oferece também alguns serviços de manutenção. “Deixamos de ser Stacar Pneus para ser Stacar Auto Center, pois além do trabalho que já vínhamos fazendo na linha de geometria, balanceamento, troca e venda de pneus, agora agregamos o serviço completo de manutenção de suspenção, freios e troca de óleo”.

Para auxiliar no dia-a-dia, Clausion conta com o colaborador Rafael Frigo. Ainda de acordo com o empreendedor, todos que desejarem conhecer mais sobre o trabalho da empresa ou se precisem realizar algum serviço na área, estão convidados a ir até a Stacar Auto Center ou agendar um horário através do telefone 3623 0286.

Antes de finalizar é de suma importância destacar que Clausion é casado com Fernanda Mazutti, e o casal possui uma filha, a Maria Cecília Stasiak.

Para encerrar a edição deste sábado (11) do Programa Destaque Empresarial pedimos ao empreendedor, Clausion Cezar Stasiak, qual a dica para quem busca empreender? Conforme ele o segredo está em nunca desistir:

- Tenha sempre “os pés no chão”.  No meu caso foi um pouco de teimosia e muita persistência. Nunca desista, pois, obstáculos vão aparecer a toda hora, principalmente no começo, e não será assim de um instante para outro que os percalços vão parar, já tenho meu negócio a dezesseis anos e seguimos ”matando um leão por dia”, então jamais desista. Seja persistente!

A Stacar Auto Center, na SC 163, na saida para Linha Campinas, em Descanso. Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
O colaborador Rafael Frigo. Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.


Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto aerea do local. Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Local ocupado pela marcenaria da familia iniciada em 1985. Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.
Fotos:
Fonte: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.