AO VIVO
Fechar
© 2020 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Destaque Empresarial: conheça a história de Marli Catarina Hennicka

Com ampla experiência na linha de materiais de construção, em 2011, Marli e o filho Gabriel decidiram iniciar o próprio negócio.

Por Rádio Progresso
Postado em 13 de setembro de 2020 às 07:56.59
Ouça:
Ouça o Programa Destaquem Empresarial contando a História Marli Hennicka e sua empresa.

Marli e o filho Gabriel na Ponto Certo Tintas e Acabamentos. Foto: Aléssio Jr/Rádio Progresso AM.

No programa Destaque Empresarial edição deste sábado (12) nossa equipe de reportagem conversou com Marli Catarina Hennicka, sócia proprietária da Ponto Certo Tintas e Acabamentos, durante a entrevista descobrimos que ela iniciou muito jovem neste setor e depois de se aposentar iniciou o seu próprio negócio.

Natural da comunidade de Jorge Lacerda, interior de Descanso, filha de Edi Ternus e Pedro Bruno Hennicka, Marli nasceu em 14 de novembro de 1966 e é a quinta na família de dez irmãos, cinco mulheres e cinco homens.

Sua juventude foi dividida entre os estudos, a lavoura e ajudar a cuidar dos irmãos mais novos. O pai Pedro, tirava o sustento da família na madeireira que possuía, extraindo madeira, serrando e vendendo, já a mãe Edi se dedicava a família. “Nossa infância foi marcada pelas brincadeiras que toda criança brinca, o estudo sempre esteve presente, o primário realizamos na própria comunidade de Jorge Lacerda, depois fomos estudar em Itajubá. Nossa rotina era estudar meio período, ajudar a mãe em casa e plantar as miudezas na lavoura, como mandioca, batata e hortaliças para o sustento da família.” Relembra Marli.

Logo após concluir o primário na comunidade aonde havia nascido, Marli e os irmãos seguiram seus estudos na comunidade do distrito de Itajubá, concluindo ali o ensino fundamental. “Nós saíamos em uma turma de seis ou sete da Jorge Lacerda até Itajubá, íamos todos os dias a pé, fizesse chuva ou sol. Tinha dias que chegávamos empoeirados na sala de aula, outras vezes embarrados. Nos dias que tinha várias matérias outra grande dificuldade era carregar os livros, as vezes três até quatro, mas era assim mesmo.” Destaca Marli.

A vinda de Marli para a cidade de Descanso aconteceu em 1980, a motivação da saída de sua comunidade natal foi concluir o ensino fundamental. Para concluir seus estudos Marli veio para a cidade e passou a morar na casa de familiares, foi no Colégio Cenecista Santos Dumont que ela concluiu o ensino médio, e mais do que isso, conquistou a especialização em administração de empresas. “Assim como outras pessoas do interior que vinham estudar na cidade fiquei na casa de familiares, neste período que vim para a cidade durante o dia trabalhava como doméstica e a noite estudava”. Afirma Marli.

Antes mesmo de concluir seus estudos, por volta de 1982, Marli começou a trabalhar na loja Léo Agostini, em Descanso. E esse trabalho que ela iniciou com apenas 16 anos seguiu até 2011, isso mesmo, foram 29 anos trabalhando no mesmo local. “Só tenho a agradecer ao seu Léo e toda a família, pela oportunidade de trabalho e crescimento em uma empresa sensacional. Foi um tempo de muito aprendizado, todo dia aprendia uma coisa nova, iniciei como balconista, passei por todos os setores da loja, até me aposentar em 2011 como gerente da empresa”. Relembra Marli.

Foi então que em agosto de 2011 Marli e o filho Gabriel, que também já vinha trabalhando nas Lojas Léo Agostini, fizeram um estudo de mercado e decidiram dar início a Ponto Certo Tintas e Acabamentos. O propósito inicial da empresa foi trazer produtos novos para a cidade e região e focar no atendimento do cliente que procura pelos acabamentos da obra que demanda mais tempo para a escolha e cuidados na instalação. “Quando me aposentei tinha aquela vontade de ficar em casa e cuidar da família, mas como sempre fui acostumada a trabalhar, não consegui me adaptar a essa nova rotina que pensei em iniciar, fiquei cerca de três meses em casa, mas já não estava me sentindo útil. Foi então que pensei em continuar fazendo alguma coisa, a principio mandei alguns currículos, tive boas propostas, mas nada me atraiu, foi então que decidimos colocar nosso próprio negócio.” Destaca Marli.

Depois de fazer um amplo estudo Marli e o filho Gabriel decidiram trabalhar com tintas e acabamentos pois perceberam que a cidade tinha carência em produtos deste segmento e muitas vezes, nas lojas, até falta de tempo para atender os clientes da maneira como realmente merecem, afinal quem já fez alguma obra de construção ou reforma sabe que os acabamentos são a parte mais demorada da obra.

Tendo em vista tudo isso Marli e Gabriel iniciaram a loja em 2011 na Avenida Martin Piaseski com cerca de 500 itens, hoje praticamente uma década depois, seguem com a loja neste mesmo endereço com mais de 3200 itens.

Antes de encerrar a entrevista perguntamos para a empresária quais foram as principais dificuldades no início da empresa? E hoje, dez anos depois, existem dificuldades? A resposta foi a seguinte:

No início as principais dificuldades eram financeiras, o capital de giro, quando fizemos as primeiras compras para ter produtos na loja logo ficamos sem capital de giro, pois praticamente todo o dinheiro foi nessas compras para iniciar a loja. No começo como a loja era pequena, uma grande dificuldade foi provar para as pessoas que a loja tinha capacidade de entregar produtos de qualidade para as pessoas e no prazo estabelecido.

Hoje as dificuldades são um pouco diferentes, as vezes você precisa de um material “pra ontem” e ele demora dez dias para vir, hoje já com um capital de giro maior temos recursos para comprar e alguns materiais estão em falta, tudo isso acaba atrasando a nossa vida e a o do cliente.

Nos dias atuais a conclusão da venda também é difícil, muitas vezes você vende, mas não recebe, a inadimplência existe em nosso meio e prejudica em muito o dia-a-dia.

Embora com todas essas dificuldades Marli afirma que são vários os planos da empresa para o futuro e muito em breve a empresa terá novidades para seus clientes. “Nossos planos é seguir nesta linha, mas nós precisamos ampliar a linha de materiais de acabamento trazendo coisas novas, materiais que as vezes as pessoas precisam buscar longe, já estamos com um estudo para trazer isso para Descanso. Em breve teremos novidades.” Afirma Marli.

Para encerrar pedimos para que a sócia proprietária da Ponto Certo Tintas e Acabamentos deixasse uma dica para quem está iniciando agora, seja no seu próprio negócio ou começando a sua vida profissional colaborando com alguma empresa. A dica foi a esta:

Tenha foco, persistência, muito trabalho e Deus acima de tudo. 

Marli Catarina Hennicka, sócia proprietária da Ponto Certo Tintas e Acabamentos. Foto: Aléssio Jr/Rádio Progresso AM.
Alguns produtos da loja. Foto: Aléssio Jr/Rádio Progresso AM.
Alguns produtos da loja. Foto: Aléssio Jr/Rádio Progresso AM.
Alguns produtos da loja. Foto: Aléssio Jr/Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr/Rádio Progresso AM.
Foto: Aléssio Jr/Rádio Progresso AM.
Fotos:
Fonte: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.