AO VIVO
Fechar
© 2020 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Setor de serviços tem alta de 3,6% em junho em Santa Catarina

Foi o segundo aumento consecutivo, mas Estado ainda mantém queda de 8,6% no ano, prejudicado pela pandemia. Transportes puxaram desempenho no país

Por Rádio Progresso
Postado em 13 de agosto de 2020 às 15:41.40

O setor de serviços teve alta de 3,6% no mês de junho em Santa Catarina, na comparação com maio. Foi o segundo crescimento consecutivo após o desempenho de abril, fortemente impactado pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus – na ocasião, o setor caiu 13,4% em relação ao mês anterior.

Ainda assim, a recuperação estadual ficou abaixo da média nacional, que teve alta de 5% em junho no volume de serviços frente a maio. Entre todos os Estados, SC foi o 14º do país com melhor desempenho dos serviços. Os números são da análise com ajuste sazonal e foram divulgados na Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando comparado com o mês de junho do ano passado, o setor de serviços de SC amargou queda de 8,5%. No país, a baixa nessa comparação entre junho de 2020 e de 2019 foi ainda maior, alcançando 12,1%.

Apesar da recuperação em junho, o setor de serviços em SC ainda acumula queda na comparação de janeiro a junho de 2020 com o mesmo período do ano anterior (-8,6%), mas manteve o mesmo percentual somado até maio. No período dos últimos 12 meses também houve queda, de -4,6%.

Transportes registraram alta em junho

Entre maio e junho, os setores de informação e comunicação, profissionais, administrativos e complementares e de transportes e serviços auxiliares aos transportes e correio tiveram leves melhoras na queda acumulada no ano. Nos transportes, por exemplo, a perda acumulada desde janeiro caiu de 6,6% até maio para 6,3% até junho.

Em Santa Catarina, junho foi o mês que marcou a retomada do transporte coletivo na maioria das cidades – o serviço voltou a ter paralisações em julho, por causa do aumento de casos do novo coronavírus.

O único setor que continuou em queda em junho em Santa Catarina foi o de serviços prestados às famílias. O acumulado do ano passou de -22,4% para -25,1%. Já em comparação com junho de 2019, o setor acumula queda de 40,7%. Ainda assim, segundo o IBGE, é a menor baixa entre os 12 Estados avaliados na pesquisa.

Neste campo estão incluídos serviços como bares e restaurantes, que ainda são alvo de medidas de restrição para controlar o contágio do novo coronavírus.

No desempenho nacional, o setor de transportes e serviços auxiliares aos transportes e correios também teve destaque e foi o principal responsável pela recuperação de junho, com alta de 6,9%.

SC tem melhor desempenho em atividades de turismo

A pesquisa mensal do IBGE também traz dados sobre serviços ligados ao turismo. Entre os 12 estados analisados, Santa Catarina é o que registrou o melhor desempenho. O setor teve alta de 26,1% em junho na comparação com maio, acima do crescimento registrado no país no período, que foi de 19,8%.

Quando analisado o acumulado do ano, onde todos os estados registram queda por causa dos efeitos do novo coronavírus, Santa Catarina foi o estado que menos caiu. Os serviços turísticos catarinenses caíram 47,7% entre janeiro e junho, enquanto no país esse tombo foi de 58,6%. Na comparação dos últimos 12 meses, SC tem queda de 28,2%, contra uma retração de 34,6% do turismo brasileiro, em relação aos 12 meses anteriores.

Fotos:
Fonte: DC