AO VIVO
Fechar
© 2020 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Urupema tem o 1° caso confirmado de coronavírus; cidade era a única livre da doença no estado

Por Rádio Progresso
Postado em 13 de agosto de 2020 às 15:12.19

Urupema, na Serra Catarinense, registrou o primeiro caso de Covid-19, conforme informações divulgadas pela prefeitura da cidade na manhã desta quinta-feira (13). O caso ainda não foi contabilizado pelo governo estadual, mas com a confirmação do município, Santa Catarina passa a ter casos da doença em todos os 295 munícipios. 

Urupema era a única cidade do estado sem casos confirmados, chegou a ser tema de reportagem no Fantástico, no último domingo (09). Segundo a Secretária de Saúde da cidade, o primeiro caso se trata de um homem de 38 anos que fez o teste do Swab (cotonete), na segunda-feira (10). O paciente e os demais suspeitos, que tiveram contato com ele, estão isolados e sendo monitorados.  

Nesta quarta-feira (12), a Serra Catarinense também entrou para nível gravíssimo, no mapa de risco do governo do estado. Até o dia 9 de julho, a região era a única do estado sem mortes pela Covid-19. Mas, depois disso os números de óbitos só aumentaram. Em pouco mais de  um mês já são 44 mortes em 10 dos 18 munícipios da região serrana, de acordo com os dados do governo estadual. 

Agora os representantes dessas cidades aguardam um posicionamento do governo do estado com as medidas a serem tomadas, ou seja, os municípios vão cumprir com a determinação do estado. A maior preocupação tem sido com o isolamento social, no fim de semana pelo menos oito estabelecimentos e festas clandestinas foram fechados pelas forças de segurança. Também teve aplicação de multa de R$ 3,5 mil para quem estava promovendo aglomeração e R$ 354 para quem estava sem máscara. 

Sobre os leitos de UTI, a taxa de ocupação nos dois hospitais da Serra que ficam em Lages, Nossa Senhora dos Prazeres e Tereza Ramos é de 89%, segundo o último boletim da prefeitura. Nesta sexta-feira (14) está prevista a abertura de mais nove leitos de UTI para Covid-19, no hospital do estado Tereza Ramos, totalizando 48 leitos para receber pacientes graves com a doença.  

Fotos:
Fonte: DC