AO VIVO
Fechar
© 2020 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Destaque Empresarial: Conheça a história de Vanderlei José Balbinot

Atualmente gerente da Cooper A1 de Descanso Vanderlei iniciou a sua jornada na empresa em 1989 como auxiliar de serviços gerais separando os “tomates bons dos tomates podres”.

Por Rádio Progresso
Postado em 09 de agosto de 2020 às 08:02.01
Ouça:
Ouça na íntegra o progrema Destaque Empresarial com Vanderlei Balbinot.

O gerente da Cooper A1, Vanderlei Balbinot. Foto: Aléssio Jr/Rádio Progresso AM.

Na edição do programa Destaque Empresarial deste sábado (08) conversamos com o gerente da Cooper A1 de Descanso, Vanderlei José Balbinot. Durante a conversa conhecemos mais sobre a sua trajetória, desde o ingresso na Cooper Santa Lúcia até a gerência da empresa.

Natural do Distrito de Itajubá em Descanso, nascido no dia 19 de outubro de 1971 filho de Angélica Cherobin e Ernesto Balbinot, Vanderlei é o oitavo filho em uma família de nove irmãos, cinco mulheres e quatro homens.

Assim como seus irmãos, Vanderlei trabalhou quando jovem, na agricultura com seus pais numa propriedade de cerca de 12 hectares, na comunidade do distrito de Itajubá, na produção de grãos como milho, soja e feijão e criação de suínos e aves para a subsistência.

Durante a adolescência dividia seu tempo com os afazeres da propriedade e os estudos junto ao colégio da comunidade de Itajubá. Assim que concluiu o ensino fundamental foi estudar no colégio agrícola de Frederico Westphalen (RS) onde permaneceu por um ano, não se identificando com a graduação iniciada, retornou para Descanso e completou o ensino médio no Colégio Cenecista Santos Dumont.

No ano de 1989 quando já estava concluindo o ensino médio, Vanderlei saiu da propriedade de seus pais para morar na casa de uma de suas irmãs na cidade de Descanso.

Foi neste ano, no mês de junho, para ser mais exato que Vanderlei foi à procura de trabalho, e ingressou no seu primeiro emprego na Cooper Santa Lúcia. “O meu primeiro trabalho dentro da Cooper Santa Lúcia, hoje Cooper A1, foi auxiliar de serviços gerais, eu separava os tomates bons dos tomates ruins e dividia as cebolas grandes das cebolas pequenas em dois locais para que o rapaz que trabalhava comigo ensacasse elas”. Relembra Vanderlei.

Com pouco tempo na Cooper Santa Lúcia, mas muito esmero, Vanderlei já teve a primeira promoção de cargo, de auxiliar de serviços gerais, cuja função ele havia assumido em junho de 1989, em setembro do mesmo ano Vanderlei passou a ser auxiliar de depósito e no mês seguinte passou a ser operador de caixa. “Sempre quis algo mais pra mim, as oportunidades foram aparecendo, fui aceitando esses novos desafios e tudo foi dando certo”. Afirma Vanderlei.

E assim passaram-se dois anos no cargo de operador de caixa até que em 1990, Vanderlei assumiu a função de crediarista.

No ano seguinte Vanderlei foi convidado pelos diretores da Cooper Santa Lúcia a ser coordenador do mercado e prontamente ele aceitou o convite. “Na época foi um desafio, eu era um garoto de vinte e poucos anos, mas com muita força de vontade e com o auxilio dos demais colegas inclusive alguns deles ainda seguem trabalhando na cooperativa, encarei este desafio”. Destaca Vanderlei.

Em 1995 outro fato muito importante aconteceu na vida de Vanderlei, foi o ano que ele casou com Luciana Pelissari, deste casamento vieram dois filhos, Eduardo e Júlia.

Depois de aceitar o convite para coordenar o mercado, não demorou muito para Vanderlei conquistar um novo cargo, desta vez como supervisor da área de consumo, essa nova promoção aconteceu no ano de 1996. Nesta nova empreitada, Vanderlei cuidava do setor de compras, vendas e a organização do mercado e a agropecuária das unidades da Cooper Santa Lúcia da Linha Vorá, do Distrito de Itajubá, Belmonte, Bela União e Santa Helena.

No final da década de 90 houve uma mudança, com a concretização da fusão entre Cooperarco com a Cooperativa Agropecuária Santa Lúcia de Descanso, foi então que a nomenclatura mudou para Cooperativa A1 (A de agropecuária e 1 de primeira cooperativa agropecuária de Santa Catarina).

O cooperativismo na região Oeste de Santa Catarina, sempre foi bastante significativo e a história, através de relatos e documentos, mostra que a vontade de unir forças sempre permeou as discussões entre dirigentes cooperativistas.

Enquanto a Cooperarco trilhava o caminho da sustentabilidade, paralelamente outras cooperativas agropecuárias da região atuavam de modo a organizar e viabilizar as atividades dos agricultores.

Entre elas, esteve a Cooperativa Agropecuária Santa Lucia (Cooperlucia), que possuía sede em Descanso. Fundada em 1967 a Cooperlucia atuava nos municípios de Descanso, Belmonte e Santa Helena, uma região com grande potencial para a produção de grãos.

Foi então que em meados do ano 2000 os dirigentes da Cooperarco e da Cooperlucia iniciaram a articulação da fusão da cooperativa. 

Após essa fusão Vanderlei Balbinot passou a ser responsável pelo mercado e a loja agropecuária da Cooper A1 unidade de Descanso e no início do ano de 2003 assumiu a gerencia da instituição, cargo este que ocupa até hoje.

Hoje a Cooperativa A1 unidade de Descanso conta com cerca de cem colaboradores, em toda a rede espalhada em cerca de vinte municípios, são mais de mil e quatrocentos colaboradores entre o mercado, agropecuária, material de construção depósito e silos.

Após acompanhar durante a entrevista essa bela história de crescimento profissional, perguntamos a Vanderlei quais foram as principais dificuldades no inicio das atividades na então Cooper Santa Lúcia e hoje, na Cooper A1 quais são as principais dificuldades do dia-a-dia, a resposta foi a seguinte:

- No começo a principal dificuldade era a timidez, sai do interior para vir morar e trabalhar na cidade, precisei me adaptar e aprender a lidar com essa nova jornada, com o tempo vamos adquirindo experiência e aprendendo como atender da melhor forma. Hoje o principal desafio é acompanhar as tendências de mercado, hoje já temos produtores pedindo assistência técnica por vídeo conferência, a digitalização, o trabalho a distância, são todos desafios novos que daqui a pouco serão novas oportunidades.

Para encerrar pedimos para que ele deixasse uma dica para quem esta ingressando agora em uma empresa. O que essa pessoa deve fazer para ter sucesso no seu ambiente de trabalho? A resposta foi clara e objetiva:

- Tenha força, determinação e conhecimento, vá se aperfeiçoar cada vez mais, nunca ache que você já sabe de tudo e seja humilde.  

Reinauguração do mercado da Cooper Santa Lúcia no ano de 1995. Foto: Arquivo pessoal do nosso entrevistado, Vanderlei José Balbinot.
Fotos:
Fonte: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.