AO VIVO
Fechar
© 2020 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Cirurgias eletivas em SC podem ser canceladas por causa da diminuição dos estoques de sangue, diz Hemosc

Quase todos os tipos sanguíneos estão em falta. Possibilidade do cancelamentos das cirurgias foi levantada em reunião do órgão nesta quinta-feira

Por Rádio Progresso
Postado em 07 de agosto de 2020 às 08:23.19

As cirurgias eletivas, aquelas com datas marcadas, podem ser canceladas em todo o estado a partir da semana que vem, de acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). Isso porque os estoques de sangue nos hemocentros estão baixos. A possibilidade do cancelamento das cirurgias eletivas foi levantada nesta quinta-feira (6) pelo Hemosc após uma reunião.

Por causa da pandemia do coronavírus, as pessoas deixaram de procurar os hemocentros para doar. Porém, a demanda por sangue continua igual nos hospitais e clínicas.

A assessora técnica do Hemosc, Michelen Debiasi Ghedin, mostrou preocupação com o quadro atual no estado. "Caso esse chamamento à população não gere o resultado que a gente precisa para garantir os estoques para atendimento de urgência e emergência e de pacientes crônicos que demandam isso, é possível que a gente faça uma notificação solicitando o cancelamento das cirurgias eletivas", afirmou.

Estoque

Atualmente, estão com estoques baixos os seguintes tipos sanguíneos:

A negativo

A positivo

B negativo

O negativo

O positivo

O Hemosc pede que as pessoas continuem doando. As doações, desde o inicio da pandemia e isolamento social, estão sendo realizadas mediante agendamento prévio, que pode ser pelo site na aba "Agende sua doação", ou por telefone, encontrado na aba "Onde doar e horários".

Fotos:
Fonte: G1