AO VIVO
Fechar
© 2020 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Alerta do tempo: ciclone no início da semana em SC

Por Rádio Progresso
Postado em 28 de junho de 2020 às 14:10.36

Entre a segunda-feira (29) e a terça (30) vamos ter a formação e deslocamento de um ciclone entre os países vizinhos e o Sul do Brasil. Tudo começa pela queda da pressão do ar a partir da Argentina e Paraguai. Isso já será o processo inicial da formação do ciclone. Neste estágio já temos a formação de muitas nuvens e algumas carregadas.

TEMPO NA SEGUNDA-FEIRA

As nuvens deverão predominar com o sol aparecendo pouco, só em algumas aberturas. O tempo seco até predomina em boa parte do dia em muitas cidades. Na maior parte delas, o dia terá chuva fraca e mais tarde/noite. Quanto mais perto do PR, menos chuva.

No entanto, o Oeste, Serra e Sul são regiões que mais para o final da segunda já tem chance tanto de temporais quanto de chuva forte.

QUAIS REGIÕES COM MAIOR CHANCE?

Essa é uma pergunta difícil de responder com dias de antecedência. Isso porque os simuladores do tempo têm dificuldades de prever a região certa de deslocamento do ciclone. Já teve previsão de ser mais entre nós e o PR, mas já vem mostrando mais entre nós e o RS.

Desta forma, a chance de chuva muito volumosa - poderemos ter entre os dois dias mais que a chuva normal do mês - com temporais é mais entre Serra, Sul e Oeste de Santa Catarina. Porém, não se descarta outras regiões.

TERÇA É O DIA MAIS INSTÁVEL DA SEMANA

Isso porque vamos ter o deslocamento do ciclone neste dia. Previsão de céu encoberto com chance de chuva a qualquer hora. Atenção que todas as regiões de SC tem chance de:

- Chuva muito forte (algumas cidades próximo da chuva do mês)

- Rajadas de vento fortes

- Granizo isolado

- Raios e trovoadas

Obviamente que esses extremos não vão ocorrer em todas as cidades de SC, mas é importante ficar atento ao tempo neste dia.

Fotos:
Fonte: NSC