AO VIVO
Fechar
© 2020 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Destaque Empresarial: Conheça a história de Altair Francisco Dal Moro

Atualmente proprietário da Móveis Dal Moro, Altair já foi agricultor e funcionário de um frigorífico.

Por Rádio Progresso
Postado em 28 de junho de 2020 às 08:10.37
Ouça:
Ouça na Integra o Programa Destaque Empresarial deste sábado (27) com Altair Francisco Dal Moro.

Altair Dal Moro, Proprietário da Móveis Dal Moro. Foto: Aléssio Jr/Rádio Progresso AM.

No programa Destaque Empresarial deste sábado (27) nossa equipe de reportagem conversou com o empresário Altair Francisco Dal Moro que juntamente com sua esposa Vânia, são proprietários da loja Móveis Dal Moro.

Filho de Delazia Bertussi e Reinaldo Dalmoro, Altair nasceu na linha Vorazinho no dia 18 de novembro de 1965, é o sexto filho em uma família de sete irmãos.

Assim como seus pais e irmãos suas primeiras atividades foram ligadas a agricultura. Na época a família lidava com a produção da lavoura, animais e culturas para o consumo do dia-a-dia.

No dia 21 de setembro de 1990 Altair casou-se com Vânia Rech, e para que o casal começasse a vida juntos, Reinaldo, pai de Altair, lhe cedeu uma área de terra de aproximadamente 12 hectares para que o casal pudesse trabalhar e ganhar o seu sustento. Da união de Altair e Vânia vieram dois filhos, Douglas e Thais.

Alguns anos mais tarde, em meados de 1997 Altair e a família deixaram a agricultura, pois as dificuldades na época eram muitas e a falta de incentivos financeiros para dar sequencia nas atividades agrícolas eram poucos. “Antigamente não haviam muitos recursos, nosso trabalho era muito braçal, os recursos financeiros oferecidos pelos bancos eram poucos, sofremos muito com a estiagem e fomos desanimando. As contas vinham e começamos a ficar com dívidas e precisamos partir para outro negócio”, relembra Altair.

Foi então que em 1997 Altair e a família mudaram para Guarujá do Sul. Na nova cidade Altair passou a trabalhar no frigorifico que a cidade tinha na época, enquanto a esposa Vânia tomava conta do lar com os afazeres domésticos e cuidava das crianças.

No ano seguinte, em 1998, ainda em Guarujá do Sul, Altair saiu do frigorifico para trabalhar em uma estofaria, mas foi em 1999 que ele pegou gosto pelo setor. Neste ano a família Dal Moro mudou-se para o município de Dionísio Cerqueira para trabalhar com seu cunhado Valdir Andregueti, na loja Valdir Móveis. “Devagar fui aprendendo, um dia o sócio do meu cunhado pediu para que eu fosse montar um guarda roupas sozinho, na hora fiquei espantado, nunca havia feito isso sozinho, demorei umas três horas pra fazer o serviço, mas consegui e assim fui pegando o gosto pela coisa”.

Em meados dos anos 2000 Altair e a família Dal Moro retornaram para Descanso, a motivação do retorno foi cuidar de seus pais que passavam por problemas de saúde, e como os demais filhos estavam longe, Altair tomou a decisão de retornar para sua cidade natal para ficar mais próximo de seus pais.

Após retornarem para Descanso deram sequencia na atividade, alugaram uma peça do Sr. Leonel Turra (in memoriam) e começaram a comercializar os móveis, agora em sua loja própria, a Móveis Dal Moro: “Quando retornamos para Descanso, meu irmão Valentim (in memoriam) que morava em Francisco Beltrão (PR) e era representante comercial de uma linha de móveis nos deu a ideia de abrir uma loja de móveis, no começo ficamos meio apreensivos, tínhamos pouca experiência, mas iniciamos. Meu irmão conseguiu os móveis consignados para nós irmos iniciando o nosso negócio, fomos pegando o gosto e deu tudo certo”. Destaca Altair.

A loja que começou alugada com dois jogos de mesa, um sofá, uma cozinha, dois roupeiros e uma cama logo conquistou sua sede própria e hoje é referencia em móveis para Descanso e região.

Nossa reportagem questionou quais as principais dificuldades enfrentadas no início das atividades, Altair assim respondeu:

- No inicio além da dificuldade financeira não tínhamos muita experiência com a compra dos móveis, além de vender pouco, tínhamos dificuldades de ter parcerias com fornecedores devido às vendas iniciais serem poucas.

Hoje a principal dificuldade enfrentada é a inadimplência: “Temos clientes que compram conosco desde o dia que iniciamos a loja, pessoas humildes que honram suas obrigações, mas existem outros descompromissados que acabam dificultando o dia-a-dia da gente, quem tem comércio sabe como são essas coisas”. Revela.

Altair afirmou durante o programa que os planos para a loja são inúmeros, em breve ele e sua esposa Vânia que trabalham juntos e tomam as decisões em conjunto com a família irão promover mudanças, com a possível construção de uma nova loja com o objetivo de melhorar o espaço e atender sempre melhor todos os clientes.

Para encerrar, pedimos para que o empresário deixasse algumas dicas para quem está começando agora seu negócio, a resposta foi a seguinte:

- Comece devagar, de o passo conforme a sua perna, viva um dia após o outro e siga com os pés no chão!

Fotos:
Fonte: Aléssio Jr / Rádio Progresso AM.