AO VIVO
Fechar
© 2020 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Dia do apicultor: saiba a importância da abelha para o ecossistema

Por Rádio Progresso
Postado em 22 de maio de 2020 às 10:51.33
Ouça:
Ouça o extensionista da Epagri e o responsável pelo Programa de Apicultura, Vilmar Milani

Nesta sexta-feira (22) é comemorado o dia do apicultor, na última quarta-feira dia 20 de maio, também foi celebrado o Dia Mundial da Abelha, data escolhida pelas Nações Unidas para sensibilizar o mundo para a necessidade de preservar este animal, fundamental para manter o equilíbrio ecológico. A data é lembrada desde 2018.

Conforme o extensionista da Epagri e o responsável pelo Programa de Apicultura, Vilmar Milani, as abelhas são conhecidas pelo seu papel importante na polinização e produção de mel, além disso, são elas que mantêm o equilíbrio do ecossistema na terra.

A mortalidade de abelhas é registrada todos os anos no país e no mundo, de acordo com Milani, como a apicultura na região tem uma pequena produção, muitas vezes nem é possível observar a morte de enxames.

“Na nossa região como a apicultura é de uma produção em pequena escala, muitas vezes nem ficamos sabendo, por exemplo, o apicultor tem umas três colmeias e perde uma ou o apicultor não tem o hábito de fazer o manejo frequentemente e quando ele vai a cada três meses, encontra a caixa vazia e não sabe se o enxame foi embora ou se as abelhas morreram. Tem também algumas épocas do ano como saída do inverno, em época de início de plantios de lavouras que ocorrem mortalidades sim, que é quando se usa produtos químicos.” Explica o extensionista.

Milani ainda salienta que para esse período do inverno os apicultores devem fazer o manejo correto de preparo da colmeia para a estação, que não são de alto custo e podem trazer um bom retorno na primavera.

“É um investimento que se faz na compra de alguns insumos e se formos colocar na ponta do lápis, o que dá de retorno o custo benefício é muito grande, então vale a pena fazer. Não só pensar no nosso bolso como também no bem estar das abelhas.” Finaliza Milani. 

Fotos:
Fonte: Rádio Progresso