AO VIVO
Fechar
© 2020 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Centro de triagem poderá atender até 18 pacientes respectivamente em SMOeste

O Comitê de Crise do Coronavírus em São Miguel do Oeste é formado por vários órgãos públicos.

Por Rádio Progresso
Postado em 25 de março de 2020 às 15:00.00
Ouça:
Ouça na íntegra a entrevista com o médico Mauricio Piacentini.

Foto: Divulgação

Integrantes do Comitê de Crise do Coronavírus em São Miguel do Oeste vistoriaram ontem (24), as instalações do Centro de Atendimento Sintomático Respiratório (Centro de Triagem), que funcionará junto ao Salão Paroquial da igreja matriz. De acordo com o coordenador do Comitê, Dr. Mauricio Piacentini, o local já está pronto para utilização, faltando somente alguns ajustes finais.

“O espaço será utilizado como um centro de triagem para pacientes que apresentem algum sintoma respiratório, com objetivo de encaminhar para as unidades de saúde somente aqueles com mais gravidade, desafogando o Hospital Regional, UPA 24h e postos de saúde”.

Antes da vistoria, tendo em vista o novo Decreto Estadual, que prorrogou por mais sete dias a quarentena, o Comitê realizou uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura, a fim de agilizar a deliberação sobre algumas medidas pontuais. Conforme o médico Mauricio Piacentini, até o momento, foi coletado amostras para exames em três pacientes do município. Segundo ele, os dois primeiros casos foram descartados, e um continua em investigação.

“A Vigilância Epidemiológica recebeu mais 100 kits para realização das coletas, que só serão realizadas em pacientes com internação hospitalar. O Município também deve adquirir outros testes rápidos, para destinação específica aos profissionais da saúde”.

Segundo médico Mauricio, pacientes que apresentarem sintomas respiratórios como tosse, febre acima de 37,8 ºC, coriza e dor de garganta, não precisam buscar atendimento médico. Basta que permaneçam em isolamento domiciliar. Só precisam procurar atendimento profissional as pessoas que apresentarem febre persistente acima de 38,5 ºC (por 24 a 48 horas) e falta de ar.

O Comitê de Crise do Coronavírus em São Miguel do Oeste é formado por vários órgãos públicos.

Fotos:
Fonte: Ricardo Orso / Rádio Progresso