AO VIVO
Fechar
© 2020 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Procon notifica três indústrias em Santa Catarina por aumento de até 50% no preço do leite

Denúncias recebidas pelo órgão de defesa do consumidor dão conta de que o valor chegou a subir 50% nos últimos sete dias.

Por Rádio Progresso
Postado em 24 de março de 2020 às 18:03.45

O Procon de Santa Catarina notificou nesta terça-feira (24) três empresas de laticínios pelo reajuste no preço do leite vida distribuído aos supermercados. Denúncias recebidas pelo órgão de defesa do consumidor dão conta de que o valor chegou a subir 50% nos últimos sete dias.

Foram notificadas as empresas Aurora, Terra Viva e Tirol, que terão 24 horas para responder ao Procon e ao Ministério Público de Santa Catarina qual a justificativa para o reajuste de preços. E que apresentem as notas fiscais emitidas na última semana.

Levantamento divulgado pelo Procon SC indica que os preços de produtos das três marcas dispararam nas prateleiras dos supermercados, e isso já pode ser sentido pelo consumidor final. Há registro de que um litro de leite, que custava R$ 2,12 há uma semana, está sendo vendido a R$ 3,23 – um reajuste de 52%.

Tiago Silva, diretor do Procon SC, diz que a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) já vinha indicando o reajuste do leite, por parte dos fornecedores. Há preocupação dos órgãos de defesa do consumidor de que a pandemia de coronavírus, e a maior procura por itens essenciais, leve à elevação dos preços e onere o consumidor final. 

Caso o aumento não seja justificado, pode configurar prática abusiva.

O que dizem as indústrias 

A Aurora informou, por meio da assessoria de imprensa, que aguarda receber a notificação para se manifestar. 

A indústria Terra Viva informou que recebeu a notificação, mas não havia nenhum responsável disponível para comentar o caso. 

Procurada, a Tirol ainda não se manifestou. 

Fotos:
Fonte: DC