AO VIVO
Fechar
© 2020 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Pais já podem procurar unidade de saúde para filhos receberem vacina da pentavalente

Por Rádio Progresso
Postado em 13 de fevereiro de 2020 às 14:01.48

Após estar com falta da vacina pentavalente há aproximadamente seis meses na maioria das cidades de Santa Catarina, o Ministério da Saúde repassou ao estado de Santa Catarina em janeiro, mais de 28 mil doses da vacina para serem liberadas para as regionais de saúde e posteriormente, distribuídas para os municípios.

Em Descanso, as doses foram recebidas gradativamente e foram priorizadas as crianças menores de dois meses, que ainda não haviam recebido nenhuma dose da vacina. Agora, com a quantidade de doses mais normalizadas, conforme a técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacina, Dirvânia Wronski, os pais que ficaram na lista de espera já podem vir até a unidade de saúde com seu filho para receber a vacina, só é preciso trazer a carteira de vacinação e o cartão de SUS.

Dirvânia lembra ainda que neste próximo sábado dia 15 é o dia D de vacinação contra o sarampo, os pais que não puderem se dirigir ao posto de saúde durante a semana, poderá aproveitar o dia D, para fazer a vacina da pentavalente.

A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo, garantindo a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

Fotos:
Fonte: Rádio Progresso