AO VIVO
Fechar
© 2020 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Conmebol revela detalhes do sorteio da Libertadores 2020

Grêmio já está na fase de grupos da competição, enquanto o Inter disputará a etapa preliminar.

Por Rádio Progresso
Postado em 10 de dezembro de 2019 às 20:08.33

Falta uma semana para Grêmio e Inter conhecerem seus caminhos na Libertadores 2020. Pelo segundo ano consecutivo, os clubes gaúchos marcarão presença juntos no principal torneio do continente. A diferença é que, enquanto os gremistas já estão garantidos na fase de grupos, os colorados terão dois mata-matas preliminares. Pois a Conmebol revelou nesta terça-feira (10) detalhes de como vai funcionar o sorteio das chaves e dos jogos da competição, que ocorre no próximo dia 17 de dezembro, no Paraguai.

A ferramenta mais importante para o processo do sorteio da Libertadores é o ranking de clubes da Conmebol. É por meio dele que muitas definições, que serão explicadas posteriormente, serão feitas. Este ranking atualizado será divulgado somente no domingo (15), e o Grêmio, por seu desempenho na edição 2019, deve ser um dos primeiros colocados e, com isso, também ser cabeça de chave.

A Conmebol, por meio de seu site, divulgou detalhes de como funcionará o sorteio, fase por fase. O evento inicia às 20h30min, mas as definições só devem começar pelas 22h, uma vez que os confrontos da Sul-Americana 2020 serão sorteados primeiramente.

Fase 1

Dos 47 clubes classificados para a Libertadores, seis vão começar a primeira fase, que ocorre no fim do mês de janeiro. Nesta etapa, não há presença de brasileiros e argentinos. Será uma equipe da Bolívia, do Equador, do Peru, do Paraguai, do Uruguai e da Venezuela. A disputa ocorre em jogos de ida e volta.

Os seis clubes serão divididos em dois grupos, sendo que os três melhores posicionados no Ranking da Conmebol ficam no Pote 1 e decidirão a segunda partida em sua casa. O sorteio vai formando os três confrontos sistematicamente, tirando uma bolinha do Pote 2 e, na sequência, uma do Pote 1.

Fase 2

É nesta fase que Inter e Corinthians ingressam, assim como os argentinos, os colombianos e também os chilenos, ausentes na etapa anterior. São 13 clubes e mais os três vencedores do mata-mata da Fase 1.

Novamente o ranking da Conmebol servirá como base para encaminhar os oito clubes melhores colocados ao Pote 1 e o restante, obrigatoriamente com os três da fase anterior, ao Pote 2. A tendência é de que o Inter fique no primeiro pote. Importante ainda sublinhar que sempre o time com melhor posição no ranking vai disputar a segunda partida do mata-mata como mandante.

Uma regra fundamental do sorteio nesta fase é que clubes do mesmo país não podem se enfrentar. Outra é que já existe um chaveamento pré-estabelecido pela Conmebol, projetando a Fase 3. Ou seja, o Inter já saberá quem vai enfrentar caso passe por este primeiro desafio.

Fase 3

Os oito clubes classificados da fase anterior vão para mais um mata-mata, sendo que o time melhor colocado no Ranking segue decidindo o jogo da volta em casa. O chaveamento já foi definido anteriormente:

C1 x C8

C2 x C7

C3 x C6

C4 x C5

Uma regra importante: dos quatro clubes que serão eliminados nesta fase, os dois de melhor campanha se classificam à Sul-Americana 2020.

Fase de grupos

Serão 32 clubes, sendo 28 já previamente classificados e mais os quatro classificados da Fase 3. O sorteio formará os oito grupos da Libertadores. Algumas regras devem ser destacadas.

O Flamengo, como atual campeão do torneio, será cabeça de chave do Grupo A. Em seguida, os outros cabeças de chave, definidos pelo ranking e dentro do Pote 1, serão sorteados para os demais grupos, do B ao H.

O Pote 2 terá o Independiente Del Valle, campeão da Sul-Americana, e mais sete clubes subsequentes do Ranking. Seguindo a lista, mais oito equipes formam o Pote 3. E, por fim, o Pote 4 terá os últimos quatro clubes e os quatro classificados da etapa anterior. Cada pote vai sendo esvaziado no sorteio, um de cada vez, para compor todas as chaves aos poucos.

Atenção: clubes do mesmo país não podem estar no mesmo grupo. A única exceção é se um dos times tenha vindo das fases preliminares da Libertadores.

Fotos:
Fonte: GauchaZH