
Criado em 2015 para ir além dos indicadores oficiais de
aprendizagem dentro da sala de aula, o Índice de Oportunidades da Educação
Brasileira (IOEB) de 2019 mostra que, de 4.909 municípios avaliados, 1.191, ou
24% do total, não conseguiram avançar em relação ao patamar em que estavam nas
edições anteriores.
O IOEB nacional, que varia de 0 a 10, evoluiu mais uma vez,
ainda que siga sendo considerado baixo. A pontuação subiu de 4,65 para 4,71, e
evidencia a desigualdade regional de condições para as crianças e adolescentes
do Brasil: 71,6% dos municípios que ficaram abaixo da mediana estão
concentrados no Nordeste e no Norte (veja no mapa abaixo).
Os dados, obtidos são calculados a cada dois anos. A edição
mais recente foi divulgada na tarde desta quinta-feira (7) pela Comunidade
Educativa Cedac, que desde o ano passado faz a gestão do indicador.
Ela afirma que o índice não deve ser usado para ranquear
cidades, mas serve como uma espécie de "IDH da educação", para
municípios acompanharem sua própria evolução, e também como "um alarme"
para que os estados olhem para os seus municípios e vejam onde eles têm que
ajudar mais.
"E a União olhar para o país e pensar: ‘quais são os
estados onde eu tenho que investir muito mais, para que todo mundo
aprenda?’"
O que é o IOEB?
Batizado de Índice de Oportunidades da Educação Brasileira
(IOEB), é um indicador que considera não apenas o Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb), resultado de aprendizagem divulgado a cada dois anos
pelo governo federal, mas também outras variáveis de acesso, como a oferta de
vagas em creche e pré-escola, a formação de professores, a experiência dos
diretores de escola e a quantidade e crianças e adolescentes que não estão
matriculados na escola;
O IOEB foi desenvolvido em 2015 por dois ex-funcionários do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Inep, e Fabiana de Felicio, ex-diretora de
estudos educacionais do Inep, também estão por trás da criação do próprio Ideb,
além de outros indicadores;
Ao contrário do Ideb, porém, o IOEB é calculado apenas no
nível dos municípios e dos estados, e não está dividido por escolas, redes de
ensino ou etapas. O objetivo é dar aos gestores ferramentas para que o governo
federal, estadual e municipal trabalhem em regime de colaboração para melhorar
o atendimento educacional de todos os moradores em idade escolar daquela
cidade;
Ele é calculado e divulgado a cada dois anos e, para um
município entrar na avaliação, é preciso ter a nota da Prova Brasil divulgada
pelo Inep. Em 2019, foram incluídos no indicador 4.909 municípios, sendo que
4.538 deles tiveram IOEB calculado em 2015, 2017 e 2019.