AO VIVO
Fechar
© 2019 - Rádio Progresso Todos direitos reservados

Comportas de usina hidrelétrica são fechadas para auxiliar buscas a estudante desaparecido no Rio Uruguai

Pedido foi feito pelo Corpo de Bombeiros e tem como objetivo baixar nível das águas

Por Rádio Progresso
Postado em 08 de novembro de 2019 às 08:12.03

As comportas da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, em Santa Catarina, foram fechadas nesta quinta-feira (7) após pedido do Corpo de Bombeiros. O objetivo é diminuir o nível do Rio Uruguai e facilitar as buscas ao gaúcho de 19 anos que está desaparecido após o naufrágio do barco em que estava, no final da noite de quarta (6), em Barra do Guarita, no noroeste do RS.

A informação foi confirmada pelo capitão Diego Battaglin, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Ele informou que, com a iniciativa, haverá uma baixa considerável do nível do Rio Uruguai, no município de Itapiranga, a partir das 6h desta sexta-feira (8). A estimativa é de que o rio diminua dois metros. 

— Teremos aproximadamente 10 horas com o nível mais baixo. Precisamos esgotar todas as possibilidades — declarou.

Bombeiros de Três Passos, Ijuí, e catarinenses de Itapiranga, junto com a Marinha do Brasil, estão mobilizados nas buscas ao rapaz. Um helicóptero catarinense também auxilia nas buscas na água e também nas margens do rio. As buscas são concentradas em um trecho de 16 quilômetros.

A Polícia Civil e a Marinha do Brasil investigam as causas do acidente. Em entrevista à Rádio Gaúcha, um dos passageiros resgatados disse que havia mais pessoas que o habitual no barco e que acredita que ninguém usava coletes salva-vidas. A travessia é de apenas dois minutos. 

O naufrágio

O barco Santos II fazia a travessia de estudantes gaúchos, a maioria do curso de Agronomia, de Itapiranga (SC) a Barra da Guarita (RS). Por volta das 23h30min, com a correnteza forte e o nível alto do rio, a água tomou a frente do barco, que virou.

Além do piloto, havia aproximadamente 14 pessoas, segundo os bombeiros. Já a Marinha diz que o número de pessoas que estava no barco é apurado. Somente o jovem de 19 anos não foi encontrado.

Confira nota da Marinha sobre o incidente:

A Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) - Marinha do Brasil – foi informada, no início da manhã desta quinta-feira, 7, que a embarcação “Santos II” naufragou no rio Uruguai por volta de 23h30min de ontem, 6, no município de Barra do Guarita, noroeste do Rio Grande Sul. No momento do naufrágio, a embarcação realizava a travessia de um grupo de estudantes entre as cidades de Itapiranga-SC e Barra do Guarita-RS. Um jovem de 19 anos está desaparecido.

Ainda no início da manhã de hoje, a CFPA deslocou uma equipe para o município a fim de realizar buscas ao passageiro da embarcação. Além de militares de Porto Alegre, uma equipe da Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC), que realizava Inspeção Naval em Chapecó, também foi deslocada para a área. O Corpo de Bombeiros Militar de Três Passos e o Corpo de Bombeiros de Itapiranga foram acionados ainda na noite de ontem e já trabalham no local.

A Marinha do Brasil, por intermédio da CFPA, nos limites de sua competência legal, abrirá um procedimento administrativo para apurar as causas do acidente. 

Fonte: GaúchaZH
Fotos: