13/08/2019 16:00 (atualizado em 13/08/2019 16:13)

Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Tunápolis irá inaugurar primeiro traje A inauguração ocorrerá no dia 31 de agosto.

Desde 2017 a Associação Folclórica Alemã de Tunápolis – AFAT recebe um repasse financeiro da Prefeitura Municipal para investir em atividades culturais no município. Através desse repasse, e atendendo um anseio antigo da comunidade, a AFAT fundou em março de 2018 um Grupo Adulto de Danças Folclóricas Alemãs. 
O desejo de formar o grupo era grande pelo fato de que a anos atrás, Tunápolis possuía um grupo de danças em praticamente todas as comunidades e no centro do município, e ao longo da história essa tradição se perdeu. 
Agora, com o novo grupo formado, foi escolhido o nome: “Volkstanzgruppe Heller Stern”. Esse mesmo nome foi dado ao grupo infantil mantido pela AFAT, também em parceria com a Prefeitura desde 2017.
O grupo infantil que já possuía traje, e o grupo adulto mesmo sem, já em 2018, participaram de eventos da cultura alemã representando Tunápolis em municípios vizinhos, e se apresentaram em eventos dentro do próprio município.
Apresentação do Volkstanzgruppe Heller Stern, ainda sem trajes, na 1ª Gincana Alemã no Natal em Família de 2018. Foto Divulgação.
Sabendo da importância e da necessidade da confecção dos trajes, uma vez que agregam na apresentação e caracterizam o grupo, além de ser um dos principais requisitos para poder se apresentar em eventos, a AFAT reforçou a parceria com a Prefeitura e garantiu os trajes para esse ano de 2019.
Conforme o Presidente da AFAT, Gabriel Thomas, uma grande conquista já foi conseguir criar o grupo, e agora a felicidade é ainda maior com esse grande passo que é a inauguração dos trajes. “Criar o grupo e consolidá-lo no ano passado, com a forte colaboração dos moradores da Linha Pitangueira já foi motivo de muita alegria. Agora, vendo a evolução do grupo, a participação de mais pessoas de vários pontos do município, e a inauguração dos trajes tornando possível que possamos dizer que Tunápolis tem novamente um grupo de danças folclóricas, nos deixa completamente realizados”, disse Thomas. 
O Volkstanzgruppe Heller Stern conta hoje com 23 integrantes e é coordenado pela professora Daiane Tomasi. A inauguração dos trajes acontecerá no dia 31 de agosto no Centro de múltiplo Uso de Linha Pitangueira, com a seguinte programação:
18h30 – Recepção dos grupos visitantes de toda a região;
19h00 – Jantar de confraternização e integração entre os grupos presentes e comunidade;
20h30 – Cerimônia de inauguração dos trajes e apresentações de danças de todos os grupos;
22h00 – Baile com Ilaine & Eliseu e Banda.
As fichas de jantas são limitadas e estão disponíveis apenas com os membros do grupo.
A partir das 20h30 o evento é aberto ao público, com ingressos vendidos na hora a R$ 15,00.
Imagem: Divulgação.

Veja fotos da matéria

Fonte: Rádio Tunaporã AM 1260

Mais notícias