21/07/2019 10:57

Saúde de SMOeste realiza atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais De segunda (22) a quinta-feira (25), quem trabalha durante o dia terá a oportunidade de fazer o teste rápido de Hepatite B e C, das 17h às 19h30, na sede da Secretaria de Saúde, em frente ao Cartório.

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho. Nesta segunda (22) a quinta-feira (25), na sede da Secretaria, localizada na Rua Almirante Barroso, em frente ao Cartório, serão ofertados testes rápidos de Hepatite B e C.

Para participar, é preciso ter acima de 18 anos de idade e trabalhar durante o dia. O horário de atendimento será das 17h às 19h30, sendo que os cadastros iniciarão somente às 17h. É necessário levar um documento com foto. Não é preciso estar em jejum.

A enfermeira Juliana Pinheiro, coordenadora do Departamento IST/Aids/Hepatites Virais salienta que os resultados ficarão prontos em aproximadamente 20 minutos. Para esta ação, a Secretaria de Saúde conta ainda com o apoio do Rotary Club, que estará trabalhando a questão da prevenção a estas doenças.

Para o público em geral, os exames para detecção de Hepatite B e C, além de Aids e Sífilis, estão disponíveis toda segunda e quinta-feira, das 08h às 10h30, no Departamento IST (junto à Secretaria de Saúde), e das 15h às 16h no laboratório municipal (junto à Unidade Central de Saúde). Também podem ser realizados nos postos de saúde dos bairros, sendo que para este caso é preciso informar-se sobre o horário de cada um.

No início deste mês de julho, Juliana também proferiu uma palestra sobre o assunto a todos os agentes comunitários de saúde, a fim de que os mesmos disseminassem as informações para a população durante as suas visitas.

“É de suma importância que quem ainda não fez este exame aproveite a oportunidade para efetuá-lo, tendo em vista que a Hepatite é uma doença assintomática e silenciosa e temos uma epidemia concentrada de Hepatite B em nossa região”, salienta a enfermeira.

Fonte: Ascom Prefeitura de SMOeste / Rádio Progresso

Mais notícias