11/07/2018 11:24

China fará audiência sobre medidas antidumping nas importações de frango do Brasil Pequim impôs medidas no mês passado, em mais um revés para as gigantes de proteína animal do país.

Frangos em frigorífico de Santa Catarina (Foto: Jamil Correia da Silva Junior/Cidasc/Divulgação)

A China realizará uma audiência no dia 26 de julho sobre a decisão de Pequim de impor medidas antidumping ao frango brasileiro, informou o Ministério do Comércio em seu site nesta quarta-feira (11). As partes envolvidas no processo podem pedir para serem ouvidas na audiência.

O Ministério do Comércio disse que vai divulgar mais detalhes sobre a audiência em seu site posteriormente.

Pequim impôs direitos antidumping temporários sobre as importações de carne de frango brasileira no mês passado, em mais um revés para as gigantes de proteína animal do país. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos pressionaram Pequim a reabrir seu mercado para produtos avícolas norte-americanos.

A partir de 9 de junho, os importadores chineses de frango do Brasil passaram a pagar depósitos de 18,8% a 38,4% do valor de suas compras.

A investigação antidumping sobre as importações de carne de frango do Brasil foi anunciada em agosto do ano passado pela China, após reclamação da indústria doméstica de que o país estaria vendendo seu produto abaixo do valor de mercado, "danificando substancialmente" o setor chinês, segundo informou comunicado do governo chinês.

As medidas abrangem produtos fornecidos pelos principais exportadores brasileiros, JBS e BRF.

O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e a origem de mais de 50% das importações de carne de frango do país asiático. O país substituiu os Estados Unidos como maior fornecedor de frango depois que a China adotou tarifas antidumping sobre os produtos de frango dos EUA em 2010.

A medida ocorreu no momento em que os Estados Unidos pressionam Pequim a reabrir seu mercado para os produtos avícolas norte-americanos.

A medida anunciada pela China representou mais um forte golpe à indústria brasileira. Em abril, a União Europeia anunciou a proibição de 20 frigoríficos brasileiros de exportar frango para o bloco econômico.

Veja fotos da matéria

Fonte: G1

Mais notícias