13/03/2018 09:22 (atualizado em 13/03/2018 09:31)

Setor de Abastecimento de Água informa o motivo da falta de água na última semana em Tunápolis A responsável pelo Setor informou que o problema foi resolvido de momento, no entanto se não chover nos próximos dias uma quantidade considerável e a população não poupar água o problema voltará.

OUVIR ÁUDIO DA MATÉRIA
Responsável pelo Setor de Abastecimento fala sobre a falta de água na última semana

Na última semana a Administração de Tunápolis, por meio do Setor de Abastecimento de Água, registrou que os níveis dos reservatórios estavam estáveis, porém, as adutoras, estruturas responsáveis por transportar água que esteja em um reservatório até ao local onde vai ocorrer o seu tratamento, não atingiam a capacidade suficiente em relação ao consumo no município e, com isso, a água não chegava às residencias localizadas em pontos mais altos.  

A situação se agravou, resultando na falta de água em praticamente toda a cidade durante a última sexta, 09, e sábado, 10. Segundo a responsável pelo setor, Joséli Becker Hofmann, os principais fatores que causaram essa falta de água foram, principalmente a falta de chuvas, o que ocasiona um baixo nível dos reservatórios, e além disso uma bomba estava com defeito, mas segundo ela, o problema num primeiro momento foi resolvido.

Para que todo o município voltasse a receber água, Hofmann explicou a reportagem da Rádio Tunaporã que os funcionários da prefeitura, com auxílio de técnicos, trabalharam incessantemente até tarde da noite do dia 09, e todo o dia 10, para concertar a bomba com defeito, o que resolveu a falta de água de momento.

Joséli apontou que Tunápolis está consumindo água em excesso, e isso pode ser observado tendo em vista que o município utiliza vários pontos de coleta, como açudes, um poço artesiano e o Rio Peperi Guaçú 24 horas por dia, exatamente para evitar essa falta de água, e mesmo assim não é o suficiente.

Muitas pessoas se manifestaram, sobre tudo nas redes sociais, indignadas com a situação nos últimos dias, no entanto muitos se esquecem que a responsabilidade pelo bom abastecimento de água, também é da população. A responsável pelo Setor ressaltou a importância da economia de água, por parte da população, principalmente nesse período de poucas chuvas, para que o problema não volte, e assim todos possam ter um abastecimento regular em suas casas ou empresas.


Ouça no link acima a matéria completa.

Veja fotos da matéria

Fonte: Rádio Tunaporã AM 1260

Mais notícias