13/03/2018 08:12

Massa de ar seco e frio vai comandar o tempo no Estado nesta terça-feira

Por Puchalski

13/03/2018 - 07h32 - Atualizada em: 13/03/2018 - 07h44

A frente fria que mexeu um pouco com o tempo na segunda-feira, agora está no sudeste do país. Atrás dela veio uma nova massa de ar seco e frio, que vai comandar o tempo nesta terça em Santa Catarina.

Uma das características desse ar seco é trazer um sobe e desce de temperaturas, uma grande amplitude térmica. Inclusive o amanhecer está sendo ameno em muitas cidades e com frio em pontos da Serra.

As menores temperaturas registradas até as 6 horas foram:

3,1°C - Bom Jardim da Serra

4,1°C - Urupema

4,7°C - São Joaquim

O ar seco e frio, que traz um céu mais limpo, ausência de vento e temperaturas de 4°C ou menos do que isso, acaba provocando uma condição típica para a formação de geada em pontos da Serra. No geral é uma geada de fraca intensidade, que não traz prejuízos a agricultura e logo que o sol aparece essa camada fina de gelo sobre os gramados derrete.

A terça-feira vai ter o sol aparecendo em todo o estado, mas com as nuvens predominando em alguns momentos do dia em áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte. Com o sol aparecendo as temperaturas voltam a subir, contribuindo para outra tarde quente:

 Quarta-feira com mudanças

O dia vai começar com o sol aparecendo em todas as regiões, mas a pressão do ar vai estar mais baixas sobre os países vizinhos e isso acaba gerando nuvens de chuva com muita facilidade. Essa nebulosidade vai avançar para Santa Catarina ao longo do dia, por isso há chance de chuva no extremo oeste já pela manhã e no decorrer da quarta-feira, mais no período da tarde, essas nuvens mais carregadas avançam pelo restante do estado.

Ainda é uma chuva mal distribuída, muitas cidades terão só aumento de nuvens. Mas atenção que como o dia será quente, não dá para descartar temporais isolados. 

 

Veja fotos da matéria

Fonte: Leandro Puchalski

Mais notícias