19/05/2017 16:01

Projeto Food Experience é lançado em quatro municípios da região Caminhos da Fronteira

O Projeto Food Experience foi lançado, nessa semana, em quatro municípios do extremo oeste catarinense: São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Maravilha e Itapiranga. A iniciativa é do Sebrae/SC e conta com a parceria de entidades empresariais e dos poderes públicos municipais com o objetivo de apoiar grupos de empresas territorialmente organizadas e valorizar a experiência gastronômica do consumidor da região Caminhos da Fronteira.

Segundo a gestora estadual do projeto, Simone Amorim, a iniciativa valoriza a gastronomia como importante ferramenta de desenvolvimento turístico e econômico. “Queremos fomentar o desenvolvimento de um diferencial competitivo que será fundamental para promover a sustentabilidade e o crescimento empresarial dos pequenos negócios do segmento gastronômico”.

Para a sócia-proprietária do restaurante Di Fiori de São Miguel do Oeste, Dione Bruzzi Fiorini, a iniciativa será importante para a busca de alternativas que promovam o desenvolvimento do município e região. “Com certeza esse projeto não veio somente para trazer conhecimentos, mas também para que possamos formar um núcleo da gastronomia e trabalhar para promover eventos e outras iniciativas que sejam atrativos ao público”.

 A culinária da região é rica em influências da colonização. A gastronomia alemã está presente em várias festas, entre elas a Oktoberfest de Itapiranga. Os pratos típicos da cozinha italiana, polonesa e também o autêntico churrasco gaúcho também são presenças marcantes no extremo oeste. De acordo com o coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, e os consultores credenciados Roni Rodrigues  de Brito e Nicolau Rosa da Silva, com o projeto será possível fortalecer o segmento e promover o desenvolvimento do turismo na região, aproveitando o potencial gastronômico de cada município.

Os eventos tiveram a parceria da Acismo, em São Miguel do Oeste, Ascoagrin, CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Assemit e prefeituras.

 

Veja fotos da matéria

Fonte: MARCOS A. BEDIN

Mais notícias