18/05/2017 19:26

Quatro brasileiros ainda brigam por vaga nas oitavas da Libertadores Santos, Atlético-PR e Atlético-MG já garantiram classificação, e o Flamengo foi eliminado

A fase de grupos da Libertadores vive um momento de definição. Botafogo, Palmeiras, Chapecoense e Grêmio são os brasileiros que ainda lutam por vaga nas oitavas de final. Santos, Atlético-PR e Atlético-MG já garantiram suas vagas, enquanto o Flamengo foi eliminado.

Botafogo

O time carioca ainda tem dois jogos por fazer na fase de grupos. Por enquanto, está em segundo lugar no grupo, com sete pontos. Se empatar com o Atlético Nacional nesta quinta-feira (18), pode até garantir a classificação — desde que o Estudiantes não vença o Barcelona de Guayaquil.

Santos

Ainda resta uma rodada a disputar no Grupo 2. O Santos tem nove pontos, contra oito do The Strongest e sete do Santa Fe. Mas como bolivianos e colombianos fazem um confronto direto, os paulistas já estão matematicamente classificados. O jogo contra o lanterna Sporting Cristal na Vila Belmiro, dia 23, servirá para garantir o primeiro lugar.

Atlético-PR e Flamengo

O Grupo 4 chegou ao fim nesta quarta-feira (17). O Atlético-PR venceu a Universidad Católica no Chile e garantiu a classificação em segundo lugar. O Flamengo perdeu de virada para o San Lorenzo e foi eliminado. Os argentinos ficaram em primeiro.

Palmeiras

O atual campeão brasileiro ainda não garantiu a vaga matematicamente, mas a situação está bem encaminhada. Com uma rodada por jogar, o time se garante caso vença ou empate com o Atlético Tucumán em casa. Para ser eliminado, terá que perder — e, além disso, o Jorge Wilstermann precisa pelo menos empatar com o Peñarol no Uruguai.

Atlético-MG

O Grupo 6 já chegou ao fim. O time de Roger Machado terminou em primeiro lugar, com 13 pontos. O Godoy Cruz também conseguiu a classificação.

Chapecoense

O time catarinense se manteve com chances de classificação ao vencer o Lanús fora de casa nesta quarta. A Chape está em terceiro, mas tem os mesmos sete pontos do time argentino, que ocupa o segundo lugar. O líder Nacional-URU tem oito, e o lanterna Zulia, cinco, no grupo mais embolado. Como Nacional e Lanús se enfrentam na última rodada, a Chapecoense garante a vaga em caso de vitória na Arena Condá. A rodada final será no dia 23.

Grêmio

O Tricolor está virtualmente classificado. Um empate na Arena diante do Zamora, que ainda não pontuou na fase de grupos, confirma a vaga. Mesmo em caso de derrota, o Grêmio só seria eliminado se perder de 2 a 0, ou por pelo menos três gols de diferença, e houver um empate entre Guaraní-PAR e Deportes Iquique.

Veja fotos da matéria

Mais notícias