11/01/2017 12:58 (atualizado em 11/01/2017 14:26)

Governo recomenda vacinação contra febre amarela em cidades da região

Após notificações de 23 casos e 14 mortes suspeitas de febre amarela em municípios de Minas Gerais, o governo reforçou o incentivo à vacinação contra a doença em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Saúde indica a imunização para 100% da população dos 162 municípios que integram a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela (ACRV).

Na região Oeste e Extremo-Oeste a recomendação é valida para as cidades de Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Caibí, Campo Erê, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Flor do Sertão, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Iraceminha, Modelo, Mondaí, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Palma Sola, Palmitos, Paraíso, Princesa, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Helena, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, São Carlos, São João do Oeste, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Seara, Serra Alta, Sul Brasil, Tigrinhos e Tunápolis.

Conforme o governo, os meses de dezembro a maio são o período com maior número de casos com transmissão considerada possível em boa parte do Brasil. Santa Catarina não registra casos de febre amarela em humanos desde 1966.

A vacina, que dá total proteção contra a doença, é gratuita e está disponível nas salas de vacinação das unidades de saúde pública do Estado.

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos, presente em países da África e das Américas Central e do Sul. A doença pode ter curta duração ou evoluir para formas graves e levar à morte.

Vacinação para viajar

A vacinação também é recomendada para todos viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata de qualquer um dos 3530 municípios brasileiros considerados ACRV, que ficam em todos os estados do Norte e Centro-Oeste, em Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quem ainda não é vacinado e pretende viajar para essas áreas deve procurar um posto de vacinação pelo menos dez dias antes da viagem.

“Pessoas que ainda não foram vacinadas ou que receberam apenas uma dose há mais de dez anos, devem se vacinar contra a febre amarela. A vacina é indicada para as pessoas acima de nove meses de idade, tendo eficácia de 95%, produzindo anticorpos protetores a partir do 10º dia após a vacinação”, diz o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Eduardo Macário.

Fonte: G1

Mais notícias