11/01/2017 10:10

Cras de Descanso retoma atividades com cuidadores Aprendizado é colocado em prática pelos participantes

Ofertada pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Descanso, foi reiniciado na terça-feira à tarde, 10 de janeiro, o encontro do grupo de convivência de cuidadores de pessoas acamadas, síndromes de Down, que apresentam deficiência ou aquelas debilitadas, consequência da idade avançada.

São 15 cuidadores que se reúnem uma vez por mês na sede do centro. Deste total, apenas uma das integrantes é profissional, sendo que os demais trabalham no âmbito familiar. A experiência adquirida provoca mudança de comportamento nos participantes do encontro, como a da moradora do distrito de Itajubá, Gertrudes Cecchin, 60, responsável por cuidar de sua irmã Iracilde Racinoski, 54.

(Foto: Deonir Dalpias/Paulo Dim)

“Mudei 90% do que eu era. Antes eu servia o chimarrão e deixava a minha irmã tomar sozinha. Hoje, faço diferente, tomo junto, compro revistas, tecidos para fazer confecção, aprendizado na Apae, por exemplo. Estou mais presente na vida dela e percebi ser minha companheira de conversa”, relatou Gertrudes.

Salete Benincá Soster é cuidadora do pai José Benincá, 82, e da madrasta Ângela Batistel, 83. Ela presta toda a assistência ao casal. “Sou eu que agendo consultas, compro remédios, faço compras, faxina da casa, enfim sou responsável do que eles precisam e necessitam de mim”, destacou.

Segundo a psicóloga, Suéle Lovane Strapasson, assuntos diversos são trabalhados de acordo com interesses do grupo, que também citam as dificuldades que encontram no dia a dia. Além disso, temas voltados à autoestima e psicossomática estão na pauta das reuniões. “Outra situação que abordamos constantemente é o cuidado que o cuidador deve ter por se envolver com o próximo que necessita deste tipo de trabalho”.

O grupo está aberto para novas participações de cuidadores interessados em ingressar nos encontros, conforme a coordenadora do Cras, Suzamara Miotto. O próximo será em 14 de fevereiro. 

Veja fotos da matéria

Fonte: ASCOM Descanso

Mais notícias