15/04/2019 15:21

Projeto da Saúde de Descanso é classificado para evento em Brasília Projeto desenvolvido pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde de Descanso foi classificado para a apresentação na 2ª Mostra Catarinense Aqui tem SUS

Um projeto desenvolvido pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde de Descanso foi classificado para a apresentação na 2ª Mostra Catarinense Aqui tem SUS, realizada no 70º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, em Piratuba, entre 10 a 12 de abril.

A Secretaria de Saúde inscreveu o trabalho “Grupo Cegonhas, Gestando o Futuro”, desenvolvido pelo Nasf-AB (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em parceria com as ESFs (Estratégias Saúde da Família), Cras, Apae, Corpo de Bombeiros e outros profissionais, visando auxiliar nas dúvidas do processo de gestação, parto e puerpério.

De 189 trabalhos inscritos, 60 foram classificados para apresentar durante o evento. E desses, 35 foram classificados para se apresentar na capital do país, em programação que acontecerá no mês de julho deste ano.

O principal objetivo do “Grupo Cegonhas, Gestando o Futuro” é oferecer atenção pré-natal e puerperal, acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, ao fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal, além de prevenir mortes prematuras e doenças.

Segundo os profissionais da saúde, é importante proporcionar às gestantes informações de saúde do período gestacional e da saúde do recém-nascido, promovendo acolhimento e apoio neste momento da vida para facilitar o entendimento de suas transformações.

“Tudo isso busca trazer para um maior nível de consciência e maturidade o que se passa dentro e fora do corpo da mulher, envolvendo o emocional, o físico e o social. Sempre que um bebê está sendo gerado, uma mãe também está se desenvolvendo, se preparando para nascer”, finaliza os profissionais.

Participaram da 2ª Mostra o secretário de Saúde, Cleber Rech, a psicóloga Andréia Dobner e a educadora física Terezinha Cazzanelli (Tita). “A classificação do trabalho é uma conquista de todos os profissionais que atuam na saúde pública de Descanso. Isso também nos diz que as ações realizadas em favor dos usuários estão no caminho certo”.

Veja fotos da matéria

Fonte: Deonir Dalpias (Paulo Dim) com colaboração

Mais notícias