08/04/2019 11:40

PM divulga balanço de ações na área da fronteira catarinense, com aumento de apreensões de armas de fogo e redução nos homicídios O 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (11º BPM/Fron) vem contribuindo com estes indicadores com a realização de inúmeras ações.

Foto: Divulgação / Polícia Militar

A Polícia Militar divulgou um balanço das ações na área da fronteira catarinense, que possui um dos mais baixos índices de criminalidade do Brasil, aonde a Polícia Militar vem realizando diuturnamente ações que buscam, em conjunto com outros órgãos, a manutenção destes índices.

O 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (11º BPM/Fron) vem contribuindo com estes indicadores com a realização de inúmeras ações, como operações policiais especiais, ações de policiamento direcionadas a problemas e com o incremento dos programas preventivos.

Conforme a PM, ao se fazer o levantamento das ações desenvolvidas nos três primeiros meses de 2019 e comparando com o mesmo período de 2018 houve um aumento de 85% nas apreensões de armas de fogo realizadas pelos policiais militares. Registrou-se ainda uma redução de 12% nos atendimentos de ocorrências de violência doméstica e uma redução de 25% nos homicídios nos 35 municípios que compõem a área de atuação do Batalhão. Além destes números, também foram apreendidos mais de 15 mil pacotes de cigarros e inúmeros outros produtos contrabandeados.

De acordo com a polícia, através dos programas preventivos estas ações têm sido potencializadas. “Destaca-se aqui a Rede de Vizinhos, programa que busca a integração de grupos de pessoas fomentando parcerias e fortalecendo as relações interpessoais e de cidadania prevenindo a ocorrência de crimes. Este programa hoje já tem mais de 10 mil participantes na área de fronteira. Além deste programa, o Rede Catarina de Proteção a Mulher tem atuado nos casos vinculados a lei Maria da Penha fiscalizando o cumprimento de medidas protetivas e já tendo realizado mais de 450 atendimentos em um ano. Já o programa Rede de Segurança Escolar atua nos estabelecimentos de ensino em parceria com direção, professores, funcionários e estudantes das escolas buscando identificar problemas e buscar soluções, tendo realizado mais de 500 atendimentos em um ano”.

Além destas ações e programas, o 11º BPM/Fron desenvolve várias outras atividades que no seu conjunto buscam a garantia da tranquilidade e a manutenção da ordem pública servindo e protegendo o cidadão.

Veja fotos da matéria

Fonte: Polícia Militar

Mais notícias