01/03/2019 10:17 (atualizado em 02/03/2019 08:21)

Profissional da saúde orienta cuidados com a saúde no carnaval Alimentação saudável, digerir água e sucos com bebidas alcoólica e uso de preservativos são algumas

OUVIR ÁUDIO DA MATÉRIA
Profissional da saúde orienta cuidados com a saúde no Carnaval

A partir desta sexta-feira (01), já inicia os dias de folia do carnaval, desde o século XVII esta festa popular começou a ser comemorada no Brasil, porém foi no século XX que se consolidou com o formato conhecido contemporaneamente.

E passou a ser mundialmente conhecido por essa comemoração, que é festejada em todo país, em especial nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e São Paulo, que fazem grandes desfiles de fantasias com temas variados.

Enfermeira Camila Aléssio (Foto: Daniela Scarioto/Rádio Progresso)

Na região, mesmo sem os grandes blocos e desfiles, a diversão é garantida em festas e bailes, que também merecem alguns cuidados com a saúde.

Conforme a enfermeira da unidade de saúde de Descanso Camila Aléssio, é importante que o folião se alimente bem e evite consumir alimentos gordurosos, para quem for beber não exagerar e deve sempre estar ingerindo outros líquidos como água e sucos, para não se desidratar. 

Além disso, o Carnaval trás outra preocupação que é as doenças sexualmente transmissíveis, que aumentam nesse período.

“Então as ISTS (Infecções sexualmente transmissíveis), tem aumentado muito nesse período inclusive a sífilis, a unidade de saúde tem os teste rápidos pra sífilis, HIV, hepatite B e C, não precisa de pedido médico para estar realizando esses testes. A única que tem cura dessas doenças é a sífilis.” Explicou Camila.

A unidade de saúde de Descanso também dispõe de preservativos gratuitos, quem precisar pode estar pegando diretamente na caixinha ou pedir a um profissional de saúde.

Veja fotos da matéria

Fonte: Rádio Progresso

Mais notícias