26/02/2019 07:44

Após chuva intensa, volume acumulado passa de 90 mm em municípios do Oeste Entre domingo e segunda-feira, índice pluviométrico essa marca em Xanxerê, Xaxim, São Miguel do Oeste e Mondaí.

São Lourenço do Oeste registrou volumes de chuva consideráveis nas últimas horas(Foto: Jackson Mello / Arquivo Pessoal)

A chuva intensa das últimas horas deixou vários municípios em alerta na região Oeste de Santa Catarina. O volume pluviométrico acumulado entre 19h40min de domingo e o mesmo horário de segunda-feira passou de 100 mm em municípios como Xanxerê e chegou muito próximo desse número em Xaxim, São Miguel do Oeste e Mondaí. As informações são da Defesa Civil Estadual.

A causa dos volumes elevados de chuva é a passagem de uma frente fria por Santa Catarina, atingindo principalmente do Extremo-Oeste ao Meio-Oeste do Estado. Contudo, não há informações de que a grande quantidade de água que caiu nas últimas horas tenha causado incidentes como alagamentos ou deslizamentos.

A previsão para a terça-feira é de uma breve melhora no tempo da região. Apesar de algumas instabilidades, a frente fria deve se deslocar em direção ao oceano, diminuindo sua influência sobre o sistema climático do Oeste e, consequentemente, a possibilidade de grandes volumes de chuva. Tanto que o sol também deve voltar a aparecer na região ao longo da terça-feira.

Em compensação, outras regiões do Estado podem registrar maior precipitação com a frente fria. Na maior parte das cidades a chuva deve ter intensidade fraca, com volume maior em locais isolados. As temperaturas também caem um pouco, ficando amenas no amanhecer e oscilando entre 25 e 27ºC durante a tarde.

Veja as cidades que registraram o maior volume de chuva entre domingo e segunda-feira:

Xanxerê - 103 mm

Xaxim - 97 mm

São Miguel do Oeste - 96 mm

Mondaí - 95 mm

Maravilha - 83 mm

São Carlos - 80 mm

Palmitos - 77 mm

Lebon Regis - 73 mm

Seara - 72 mm

Dionísio Cerqueira - 72 mm

Arroio Trinta - 69 mm

Ponte Serrada - 69 mm

São José do Cedro - 67 mm

Anchieta - 65 mm

Itapiranga - 64 mm

Salete - 63 mm

Chapecó - 60 mm

Quilombo - 60 mm

 

Veja fotos da matéria

Fonte: DC

Mais notícias