16/02/2019 08:04

Damares aconselha famílias a fugir do país para evitar violência contra meninas

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse em entrevista à Jovem Pan, publicada nesta sexta-feira (15), que aconselha pais e mães de meninas a fugir do Brasil para evitar a violência e abuso sexual. A própria ministra tem uma filha adotiva, indígena, que atualmente tem 20 anos.

Segundo a rádio, a entrevista foi concedida ao repórter Reinaldo Oliveira, da Jovem Pan de João Pessoa.

— Agora a gente recebeu uma pesquisa de que o Brasil é o pior país da América do Sul para criar menina. Se eu tivesse que dar um conselho para quem é pai de menina, mãe de menina: foge do Brasil, você está no pior país da América do Sul para criar meninas. E um dos índices que leva a esse resultado é o abuso sexual — disse ela.

A ministra também falou, entretanto, que pretende mudar essa situação no país.

— A violência contra a mulher vai desde o constrangimento, preconceito, discriminação, atentado à dignidade, atentado à honra, violência física, lesão corporal, a tentativa de homicídio, o feminicídio. A gente vê aí um quadro que a gente vai precisar mudar.

Para isso, a ministra citou "uma grande revolução cultural", que começaria nas escolas.

— Nós vamos ter que proteger a mulher desde a infância, nós vamos ter que rever essa questão da proteção e defesa da mulher com uma grande revolução cultural. Mas uma revolução cultural mesmo, lá na escola. Não adianta fazer só a repressão. Nós vamos ter que trabalhar uma mudança de comportamento no Brasil — disse.

Questionado, o ministério disse que a entrevista foi concedida em 28 de janeiro, "com base no relatório divulgado pela ONG Save the Children".

"Fora de contexto, a fala da ministra aparenta ser um conselho. Na verdade, ela chama a atenção para o problema, demonstrando a dramaticidade da situação atual, e, em seguida, aponta as soluções que serão apresentadas por este Ministério", afirmou a pasta, por meio de nota.

Veja fotos da matéria

Fonte: NSC

Mais notícias