15/02/2019 09:52

Defesa Civil de SC alerta para chance de fortes chuvas nesta sexta-feira Segundo Epagri/Ciram, o acumulado pode chegar a 100 milímetros em regiões do Estado

A Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para fortes chuvas nesta sexta-feira (15) e sábado (16) em todo o Estado. O aviso foi dado com base na Epagri/Ciram, que previu condições favoráveis para chuva persistente, com chance de se tornar torrencial por alguns períodos. O volume de chuva diário pode superar 100 milímetros.

Na sexta-feira (15/02), as regiões mais críticas abrangem o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. No sábado (16/02),  o maior risco é apontado para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

A Defesa Civil sinaliza: caso as previsões se confirmem, há risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações nas áreas mais vulneráveis.

Em caso de alagamentos ou inundações as orientações são: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e tomar cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Para enxurradas, o correto é não ficar próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales. Temporais intensos geram repentinamente grande quantidade de água em um curto espaço de tempo.

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), os CIGERDs Regionais e as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) receberam recomendações para acompanhar as atualizações dos Avisos Meteorológicos e eventuais emissões de alertas.

Veja fotos da matéria

Fonte: NSC

Mais notícias