24/01/2019 13:43 (atualizado em 24/01/2019 13:46)

Município de Tunápolis registra novo foco do mosquito Aedes Aegypti Das nove armadilhas instaladas, apenas uma registrou a presença da larva, mas a situação é de alerta.

OUVIR ÁUDIO DA MATÉRIA
Reportagem sobre o novo foco do mosquito da Dengue encontrado em Tunápolis

O município de Tunápolis registrou mais um foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Degue, Chikungunya e ZiKa Vírus. O foco foi detectado no centro da cidade numa das armadilhas instaladas pela Vigilância Sanitária.

Patrícia Schoenberger, agente de Endemias do Município de Tunápolis. Foto: Vanduir Matias/Tunaporã

Conforme a agente de Endemias do Município, Patrícia Schoenberger, na cidade estão instaladas várias armadilhas que são monitoradas semanalmente. Ela ressalta que assim que foi descoberto, a ação foi imediata. “Nas nove armadilhas, apenas uma teve larvas do mosquito e a partir daquele momento iniciamos as vistorias num raio de 300 metros a partir do local do surgimento do foco”, explica.

Patrícia ressalta que o poder público está fazendo a sua parte, mas o combate ao mosquito é uma responsabilidade de toda a população. “A população precisa fazer a sua própria ação, como por exemplo, verificar se não há água parada nas calhas, em vasos de flores que não despacham a água e na última vistoria detectamos muitos terrenos com lonas e aí a água se acumula e isso passa ser um local para o mosquito se proliferar”, alerta.

Patricia Schoenberger afirmou também que a situação está sob o controle, mas é preciso manter o alerta, até pela própria situação climática do momento que são as chuvas e o calor, algo que faz com que o mosquito encontre o clima ideal para a proliferação. “Como temos a presença do vetor é preciso ter cuidado e fazer a vistoria semanalmente para que a situação não se agrave”, finaliza.

Ouça a reportagem completa no link no topo da matéria.

Veja fotos da matéria

Fonte: Vanduir Matias/Rádio Tunaporã

Mais notícias