18/01/2019 09:28 (atualizado em 18/01/2019 09:43)

Equipe age imediatamente após registro do primeiro foco do mosquito da dengue em Santa Helena “Todos devem fazer a sua parte em seu terreno”, afirma o Secretário de Saúde Sérgio Buche (Foguinho)

OUVIR ÁUDIO DA MATÉRIA
Secretário de Saúde de Santa Helena fala sobre a descoberta do foco da dengue

Nesta semana foi confirmado em Santa Helena o 1º foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Santa Helena era o único município da região da Ameosc que não tinha histórico de focos.

Secretário de Saúde Foguinho. Foto: Vanduir Matias/Tunaporã

Conforme o Secretário Sérgio Buche, o popular Foguinho, o foco foi descoberto próximo a Delegacia de Polícia Civil. Na opinião do Secretário, várias podem ser as razões por ter encontrado o mosquito, pois no final de ano a cidade recebe muitas visitas e os municípios da região todos já registraram focos do mosquito.

Foguinho disse que a vigilância epidemiológica agiu imediatamente após a descoberta do foco. Ele pede para que a população colabore com o trabalho dos profissionais. “Será feito um ‘pente fino’ num raio de 300 metros e se dentro de 60 dias não houver outro registro estaremos livres novamente”, afirma.

O Secretário ressalta que o trabalho principal é da população. “Todos devem fazer a sua parte em seu terreno”. Ele enfatiza que não é necessário criar um alarme, mas “o município está em situação de alerta”, finaliza.

Ouça a entrevista completa no link no topo da matéria.

Veja fotos da matéria

Fonte: Vanduir Matias/Rádio Tunaporã

Mais notícias