09/01/2019 09:24 (atualizado em 09/01/2019 09:25)

Santa Helena comemora 27 anos de emancipação político-administrativa Para comemorar, Administração promove mateada com apresentações de talentos locais na noite desta quarta-feira (09)

OUVIR ÁUDIO DA MATÉRIA
Entrevista com o Prefeito de Santa Helena sobre o aniversário de Emancipação neste dia 09 de Janeiro
Santa Helena 27 anos - Cidade das Flores. Foto: Vanduir Matias/Tunaporã 

A exemplo das demais cidades do Extremo-Oeste, Santa Helena foi colonizada por gaúchos descendentes de imigrantes italianos e alemães que esperavam fazer a vida com a extração de madeira. Os colonizadores chegaram em 1943. Em setembro de 1962 foi fundado o distrito de Santa Helena, pertencente a Descanso. A emancipação só aconteceu em 1992.

O 1º Prefeito foi Moacir Lazarotto, que governou o município de 1993 a 96, Florino Oro administrou de 1997 a 2000. Lazarotto foi novamente eleito em 2000 e governou no terceiro e quarto mandato. Gilberto Giordano governou a cidade de 2009 a 2016.

Prefeito Luiz Gluitz. Foto: Vanduir Matias/Tunaporã

O atual Prefeito é Luiz Gluitz. Kirela, como é conhecido falou à Rádio Tunaporã e afirmou que a emancipação valeu a pena. “Ao longo dos 27 anos muitas conquistas foram possíveis porque o governo esteve mais próximo das pessoas. Cada administração com seu jeito e na realidade de cada momento contribuiu para o desenvolvimento do município”, analisa.

A cidade de Santa Helena é pequena e tranqüila. O minifúndio predomina na área rural e o destaque na produção agrícola é o milho, mas também se planta outros cultivares. A suinocultura, bovinocultura, avicultura e apicultura também estão presentes.

Da época em que a extração de madeira era o principal pilar econômico de Santa Helena, restaram as serrarias e as fábricas de esquadrias e de móveis. A matéria-prima para essas indústrias é trazida principalmente do Mato Grosso. O leite produzido em Santa Helena abastece, principalmente a indústria de laticínios Santa Helena.

Show de Talentos realizado na praça em 2018. Foto: Gabriel Thomas/Tunaporã

Para comemorar os 27 anos de emancipação, a administração municipal promove nesta quarta-feira (09) uma mateada com a apresentação de talentos locais e artistas convidados. O Prefeito Luiz Gluitz afirma que a programação será nas Ruas cobertas, em frente ao Ginásio. “Convidamos toda a população de Santa Helena e da região para participar das comemorações de mais um aniversário do nosso município”.

Nos dias 22, 23 e 24 de março, Santa Helena promove a 8ª edição da Extenoleite. A atração maior da Feira é o Show de Humberto e Ronaldo, cuja venda do 1º lote de ingressos inicia nesta quarta-feira.

Soberanas de Santa Helena com a missão de divulgar a 8ª Extenoleite: Aline Nunes, Samara Mileski e Sabrina Rigon. Foto: Netinho Fotografias

Veja fotos da matéria

Fonte: Vanduir Matias/Rádio Tunaporã

Mais notícias