06/01/2019 08:35 (atualizado em 06/01/2019 15:19)

Professor Milton Kist fala sobre a importância do Ensino Superior gratuito Kist atua na UFFS: “A Universidade para o filho do trabalhador”

OUVIR ÁUDIO DA MATÉRIA
Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul concede entrevista à Rádio Tunaporã

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi criada com o propósito diferente, de inclusão, de oportunidade. Com cinco campi em três estados, a UFFS tem sido uma referência para jovens de baixa renda do Oeste Catarinense a partir de sua instalação em Chapecó.

Milton Kist, professor da UFFS. Foto: Vanduir Matias/Tunaporã

O professor Milton Kist é natural de Tunápolis e leciona na Universidade. Milton fez o ensino fundamental na comunidade de Linha Pitangueira. O ensino médio ele cursou à época no Colégio Cenecista da cidade de Tunápolis. É graduado em Licenciatura em Matemática, pela UFSC; fez mestrado Matemática, também pela UFSC; e doutorado em Engenharia Mecânica, pela UTFPR, campus Curitiba.

Milton concedeu entrevista às Rádios Tunaporã AM 1260 e Progresso AM 590 e falou sobre a importância do Ensino Superior gratuito para o Oeste Catarinense. “Em 1994 quando eu quis ingressar no ensino superior gratuito eu tive que me deslocar a Florianópolis", exemplificou. "Hoje, a UFFS é uma grande oportunidade para acessar a Universidade próximo a sua casa”, afirma.

Kist também fez referência aos Institutos Federais que tem atuação em Chapecó, São Carlos e São Miguel do Oeste. “O foco é para o filho do trabalhador”, complementa.

O professor afirma que 92% dos estudantes da UFFS são oriundos de Escolas Públicas. Desde a criação da Universidade, a partir da força de mobilização dos Movimentos Sociais, a Universidade tem  um ingresso diferenciado, justamente para “abrir as portas aos jovens de baixa renda e os estudantes de Escolas públicas”.

O curso de Matemática é considerado o 3º melhor do país, segundo o ENADE (Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes) e o curso de História já é o 5º melhor do país.

Kist também fala sobre a importância dos cursos de Especialização que a Universidade oferece. Ouça a entrevista completa no link acima e saiba mais sobre a UFFS e os Institutos Federais do Oeste Catarinense.

Milton Kist, sobre a UFFS: “A Universidade para o filho do trabalhador”. Foto: Vanduir Matias/Tunaporã

Veja fotos da matéria

Fonte: Vanduir Matias/Rádio Tunaporã

Mais notícias