25/12/2018 08:58

Natal em SC tem temperaturas elevadas e possibilidade de chuva com raios à tarde Termômetros podem chegar aos 34ºC nas cidades do Extremo Oeste do estado.

Foto: Ricardo Orso / Rádio Progresso

A previsão do tempo indica que a terça-feira de Natal (25) será de temperaturas elevadas em Santa Catarina, com máximas ultrapassando os 30ºC.

De acordo com a Epagri/Ciram, o dia começa com chuva nos municípios da Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais cidades, o sol predomina.

À tarde, deve ocorrer o aumento das nuvens em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva e também raios. Ainda segundo a Epagri, há chance de temporais isolados pelo estado.

Na capital catarinense, Planalto Norte, Litoral Norte e Oeste, a máxima deve ser de 31ºC. No Sul e Vale do Itajaí, o termômetro pode marcar até 32ºC. As temperaturas mais altas devem ser registradas nas cidades do Extremo Oeste e chegar aos 34ºC.

QUARTA-FEIRA

A previsão do tempo é chuva fraca e isolada pela manhã em Florianópolis e Litoral Norte. Na maior parte do dia variação de nebulosidade em todas as regiões de SC, com pancadas isoladas de chuva e raios a partir da tarde. Risco de temporais localizados. A temperatura em elevação. O vento nordeste, com variações de leste da Grande Florianópolis ao norte do Estado, fraco a moderado no Litoral.

QUINTA-FEIRA

A previsão do tempo para quinta-feira (27) é sol e calor na maior parte do dia, com pancadas de chuva e raios entre a tarde e noite, começando do oeste e sul do estado. Risco de temporais localizados. A temperatura permanece alta. O vento nordeste, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.

TENDÊNCIA

De 28 de dezembro a 06 de janeiro de 2018 será com sol, calor e pancadas de chuva, concentradas especialmente no período da tarde, noite e por vezes na madrugada, característica de verão devido ao calor e à passagem de uma nova frente fria. A partir de 02/01 uma massa de ar mais seco no Sul do Brasil mantém presença de sol e pouca chuva em SC. Temperatura elevada e mais alta a partir de 02/01.

Verão típico com pancadas de chuva e muito calor em SC

Precipitação

Previsão de chuva acima da média climatológica no Oeste e próxima da média nas demais regiões, no trimestre. Em janeiro, a chuva deve ocorrer com maior frequência, porém de forma mal distribuída, característica de verão. Em fevereiro e março, a chuva deve ocorrer de forma irregular no tempo, com alguns períodos mais secos.

Destaque

No verão são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Climatologia

Em janeiro e fevereiro, o regime de verão já está estabelecido e as chuvas convectivas (curta duração) ocorrem com maior frequência entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada, e a média mensal é de 180 a 200 mm. Em março diminuem as chuvas de verão (convectivas) e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam com maior frequência ao Sul do Brasil e são responsáveis pela maior parte da chuva em SC, e a média mensal varia de 100 a 200 mm, no Estado.

Temperatura

No trimestre, a previsão é de temperatura próxima a acima da média climatológica em SC, verão típico. Durante a estação, pelo menos duas a três ondas de calor devem manter a temperatura alta, inclusive no período noturno, por vários dias consecutivos.

Veja fotos da matéria

Fonte: Rádio Progresso com informações Epagri/Ciram

Mais notícias