18/12/2018 06:43

Terça-feira de céu parcialmente nublado com muito calor e risco de temporais com chuva forte

Foto: Ricardo Orso / Rádio Progresso

O ar quente e úmido que se faz presente sobre o estado de SC, mantém céu parcialmente nublado com muito calor e abafamento o reforça alguns temporais.

O forte aquecimento diurno associado à umidade relativa do ar e a aproximação de uma frente fria, proporcionam a formação de algumas áreas de instabilidades causadoras de pancadas de chuvas com trovoadas, entre a tarde e noite. Risco de temporais com chuva forte, granizo e ventania em um curto espaço de tempo.

As temperaturas seguem altas durante o amanhecer, variando entre 20 a 24ºC na maioria das cidades. Temperatura máxima durante a tarde acima dos 30ºC ao longo de SC. Destaque principalmente para o Extremo-Oeste e Litoral Sul, nos os termômetros oscilam entre 35 a 41ºC ao longo da tarde (calor pré-frontal). Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas de 20 a 60 km/h.

ECONOMIZE ÁGUA

A falta de chuva e/ou a pouca presença dela nos últimos dias já deixa ao menos 16 cidades, segundo a Epagri, com rios em situação de estiagem no estado, fora aqueles que não possuem monitoramento. É o caso de um rio localizado na cidade de Jacinto Machado na região Sul, o nível está tão baixo que já dá para caminhar onde deveria ter água.

Economize água, evite por exemplo lavar carros e calçadas. Alguns lugares, como Balneário Camboriú, já desligaram os chuveiros de praia para ajudar a economizar.

Veja fotos da matéria

Fonte: Rádio Progresso com informações do site da NSC Total

Mais notícias