14/12/2018 05:45

Mais Médicos tem 6,6 mil inscrições de brasileiros ou estrangeiros formados no exterior Prazo para formados no exterior enviarem documentos para participar do processo termina na sexta (14). Até agora, na 1ª etapa do edital, 62% das 8,5 mil vagas foram preenchidas.

Médico do programa Mais Médicos durante atendimento — Foto: Karina Zambrana /ASCOM/MS

O Ministério da Saúde informou que, até as 18h desta quinta-feira (13), 6.634 profissionais médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior completaram a inscrição de participação no Programa Mais Médicos.

O prazo para que formados no exterior declarem interesse em participar do programa termina na sexta-feira (14). Para esses profissionais, o governo exige uma lista com 17 documentos, entre eles, o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação.

Com essa medida, poderão ser contratados médicos que não fizeram o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida.

O chamado para médicos no exterior é a segunda fase da seleção de médicos para substituir os cubanos que deixaram o programa. De acordo com o governo de Cuba, nesta quinta chegou ao país o último grupo de médicos que ainda atuava no Brasil.

Cronograma da 2ª etapa de seleção

Dia 14 – Último dia para os profissionais com registro no país inscritos no primeiro edital se apresentarem nos municípios

Dia 17– Será feito um balanço das vagas disponíveis, o que soma as desistências e as aquelas que não tiveram procura

Dia 18 e 19 – Os profissionais com registro no país terão nova oportunidade para se inscrever no programa e escolher os municípios disponíveis.

Dias 20 a 22 – Os médicos brasileiros formados no exterior e sem registro no país que tenham a inscrição previamente validada poderão escolher os municípios remanescentes

Dias 26 a 28 – Os estrangeiros formados no exterior e sem registro no país, que tenham a inscrição previamente validada, poderão escolher as vagas remanescentes

Apresentação nas cidades

O ministério divulgou ainda um balanço da primeira fase do edital, na qual a pasta buscava preencher 8.517 vagas com profissionais com registro (CRM) no Brasil. Até agora, 5.352 médicos compareceram ou iniciaram as atividades nas localidades. O índice representa 62% de ocupação efetiva das vagas. Os profissionais têm até esta sexta-feira (14) para apresentação nas cidades selecionadas.

 

Veja fotos da matéria

Fonte: G1

Mais notícias