07/12/2018 15:26 (atualizado em 07/12/2018 15:31)

Escola de Educação Básica Everardo Backheuser desenvolve trabalhos com oficinas teatrais O grupo teatral já se apresentou em diversas oportunidades, inclusive em outros municípios da região.

Foto: Ascom Escola de Educação Básica Everardo Backheuser 

A Escola de Educação Básica Everardo Backheuser de Descanso possui uma turma do Ensino Médio Inovador que desenvolve a disciplina de teatro com aulas semanais, tendo em vista que teatro na escola não é simplesmente encenar uma passagem da nossa história ou levar para o palco os personagens e a trama do livro lido pela turma. Trabalhar com a arte da representação exige conhecimento técnico.

Em uma encenação, podem ser transmitidos conhecimentos culturais, históricos, científicos ou morais, por exemplo, mas eles não devem ser vistos como objetivo, e sim como consequência. O ideal é que os alunos se envolvam com a trama e os personagens e sintam prazer em representar. Assim desenvolveu- se o teatro com destaque para a técnica de sombras com a turma 201 tornando seres críticos e participativos.

Os trabalhos teatrais iniciaram com uma apresentação de encerramento do ano letivo de 2017, durante este ano de 2018 por diversas oportunidades o grupo esteve se apresentando como na tarde cultural, Semana da Pátria, encontro Regional das APAES, festa de aniversário da escola, chegando assim ao conhecimento de outros municípios.

Foto: Ascom Escola de Educação Básica Everardo Backheuser 

No mês de outubro o grupo teatral da Escola de Educação Básica Everardo Backheuser esteve presente na semana da criança em Belmonte: 2 peças de teatro de sombras, contação de história – Monteiro Lobato e nova versão dos contos com “ Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos “. A apresentação mais recente do grupo foi nesta quarta-feira, dia 05, na abertura do “VI APAENOEL” de Caibi. O próximo evento em que os talentos estarão presentes será no encerramento do ano letivo da Everardo Backheuser, no dia 17 de dezembro.

O contato com a linguagem teatral ajuda os adolescentes a perder continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar mais por textos e autores variados, ampliando o repertório cultural de qualquer estudante.

De acordo com a professora orientadora do projeto Jacinta M. M. Oro, o trabalho realizado é de grande importância, uma vez que com a realização do mesmo os alunos passam a intender como é estar no lugar do próximo. “Uma das grandes riquezas dessa atividade na escola é a possibilidade do aluno se colocar no lugar do outro e experimentar o mundo sem correr riscos, são muitas as habilidades desenvolvidas com essa prática”, Finaliza.


Veja fotos da matéria

Fonte: Rádio Progresso/Escola de Educação Básica Everardo Backheuser

Mais notícias